29 novembro 2013

Já curtiu nossa página no Facebook?


28 novembro 2013

Obrigada Deputada Liliam Sá

Há 15 anos, assim que o Portal Kids nasceu, conhecemos a então apresentadora Liliam Sá. Ela tinha um programa de entrevistas na televisão e nos convidou para falar do também recém nascido movimento Mães do Brasil, fundado por nossa instituição a pedido de quatro mães de crianças desaparecidas: Tercília Frederico, Suely Porfírio, Joana Sena e Tânia Lisboa Côssio. A hoje deputada federal Liliam Sá abriu o microfone de seu programa para ouvir o Portal Kids e as Mães do Brasil. Intrigava Liliam o mesmo questionamento que nos intrigava. Por que as crianças desaparecem no Brasil? Sempre envolvida em causas sociais, Liliam se candidatou a vereadora e depois deputada. Eleita, levou nossa voz para a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e depois para a Câmara dos Deputados em Brasília. Nunca nos pediu um voto e nunca cerceou a nossa voz, nem sempre agradável aos ouvidos das instituições que a "nobre colega" representa. Sempre atendemos a seus convites, indo onde ela nos chamava. Isso se chama confiança, isso se chama parceria, isso se chama respeito.

Há 15 dias estive, na qualidade de presidenta do Portal Kids e porta voz das Mães do Brasil, na CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Brasília. Como sempre acontece, minha fala foi um impacto. Deputada Liliam, na qualidade de Relatora da CPI, abraçou nosso emblemático caso de sequestros de meninas em série no Rio de Janeiro. E garantiu, entre muitas providências, atender o nosso maior anseio. Colocar a Polícia Federal no caso. Como sempre, a deputada Liliam Sá cumpriu sua promessa e de quebra mostrou ao Rio de Janeiro a necessidade da criação de uma delegacia especializada em investigação do desaparecimento de pessoas, uma luta antiga nossa e a grande luta atual de Jovita Belfort, mãe de Priscila Belfort. Veja na reportagem do Jornal do Brasil o resultado da ida da deputada Liliam Sá a Polícia Federal. Quanto a nós, só temos a agradecer a deputada Liliam Sá e prometer que continuaremos caminhando juntas. Como fazemos há 15 anos em prol da pessoa desaparecida brasileira.

Leia a reportagem:
http://www.jb.com.br/rio/noticias/2013/11/27/cpi-da-exploracao-sexual-pf-vai-atuar-em-parceria-com-a-civil-nas-investigacoes?

Por Wal Ferrão e Mães do Brasil
wal.ferrao@portalkids.org.br
maesdobrasil@portalkids.org.br


26 novembro 2013

Nota de Esclarecimento

O Portal Kids, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, vem a público fazer um esclarecimento sobre os casos das meninas sequestradas e desaparecidas de forma enigmática no Rio de Janeiro e que são cuidados por nossa instituição desde o ano de 2009. Ao todo cuidamos de 23 casos. Dois passamos a cuidar recentemente. Destes 23 casos, nove deles teriam ligação, segundo depoimentos prestados por testemunhas à Polícia Civil do Rio de Janeiro, com o individuo condenado pelo sequestro de Larissa Gonçalves Santos, ocorrido em 30 de janeiro de 2008.

O individuo também responde por tentativa de sequestro de um outro caso, este um menino, que não é cuidado por nossa instituição.

Os dois primeiros casos de sequestros cujas testemunhas apontaram o suspeito, foram os de Michele Santana de Araújo e Thaís de Lima Barros, ambas com 9 anos e ambas sequestradas em 2002. A Polícia Civil só chegou à identidade do autor do sequestro de Larissa, após divulgação e reconhecimento do retratado falado do sequestrador, realizado em 2008, o mesmo suspeito do sequestro de Michele e Thais. Para não prejudicar as investigações, manteremos em sigilo os nomes das vítimas e testemunhas dos demais casos, no que pedimos a compreensão da mídia e de todos.


O Portal Kids e as Mães do Brasil agradecem todas as manifestações de apoio demonstrados as nossas crianças. 

Facebook do Portal Kids

Curtam nossa página no Facebook e aproveitem para conferir todas as reportagens sobre a audiência conosco na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) para a CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
https://www.facebook.com/ONGPortalKids

Na foto, nós, Mães do Brasil, com a deputada Liliam Sá, Relatora da CPI e Wal Ferrão, presidenta do Portal Kids.


21 novembro 2013

Nasce o Mães do Tocantins

   Ivanise, Wal e Zulmira no Palácio do Planalto em Brasília
Em 30 de outubro deste ano, fui, representando o Portal Kids, a um encontro com autoridades do Governo Federal buscando estabelecer um diálogo em busca de soluções para o enfrentamento do caso de desaparecimento de pessoas no Brasil. Na entrada do Palácio do Planalto, em Brasília, uma mulher sorridente veio ao meu encontro e me abraçou como se fossemos amigas de longa data. Zulmira Gonzaga Cardoso, que mora em Tocantins, já se comunicava comigo pelas redes sociais. Ela procura o filho Sérgio Leonardo, hoje com 28 anos, sequestrado quando tinha um ano e oito meses, em frente à porta da casa dos avós na cidade de Porto Nacional.

Por 26 anos Zulmira, além de mãe, se tornou detetive, advogada e militante da causa das crianças desaparecidas. Igualzinha às demais Mães do Brasil, grupo que é apoiado por nossa instituição. Vi nela a mesma luz e a mesma força de Tercília Frederico, a criadora das Mães do Brasil, no Rio e Ivanise Espiridião, a criadora das Mães da Sé, em São Paulo. Sugeri a Zulmira que montasse o movimento Mães do Tocantins e já me intitulei. De volta ao Rio, assumi o caso do filho dela e a incentivei a reunir mães e criar uma logo. Nasce o Mães do Tocantins que tenho a honra de apresentar aqui no Blog das Mães do Brasil. Nós do Rio te desejamos a mesma trajetória de luz, força e vitórias que conseguimos com o Mães do Brasil, querida Zulmira. Estamos juntas e de mãos dadas.







Para finalizar, gostaria dizer umas palavrinhas ao Sérgio, que hoje deve ter outro nome. A primeira criança que o Portal Kids localizou, no Rio, foi um rapaz que estava há 10 anos desaparecido, e a última, uma moça que estava desaparecida há 30 anos, em Brasília. Ambos inicialmente relutaram em fazer contato com as mães biológicas, por medo de serem separados da família que os acolheu e criou. Em ambos os casos, todos se tornaram uma grande família. Sua mãe só deseja poder te abraçar novamente, querido. Ela me garantiu que jamais se voltará contra a família que te deu o amor que ela foi impedida de dar. Entre em contato com nosso e-mail maesdobrasil@portalkids.org.br Nos ajude a promover esse abraço.

Por Wal Ferrão


wal.ferrao@portalkids.org.br

13 novembro 2013

CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes assume casos de sequestros cuidados pelo Portal Kids

Ontem, 12 de novembro, a jornalista Wal Ferrão, presidenta do Portal Kids e a promotora de Justiça Marcia Colonese, responsável pelo processo do sequestro de Larissa Gonçalves Santos, 11 anos, ocorrido no bairro de São Cristovão, Rio de Janeiro, em 31/01/2008, estiveram na CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que está acontecendo em Brasília. Wal relatou a experiência de sua OSCIP, que desde 2001 vem cuidando de casos de sequestros de meninas ocorridos em série no Rio de Janeiro e Dra. Márcia, de sua atuação no processo de Larissa.

Mediante a gravidade dos depoimentos, os deputados que presidem a CPI, entres eles a deputada Líliam Sá, decidiram, entre diversas medidas, transferir o caso das meninas para a responsabilidade da Polícia Federal, com o objetivo de identificar uma rede criminosa com ramificações em várias cidades do Brasil e de países do exterior, com fins não só da exploração sexual infantil, mas também da adoção ilegal, tráfico de pessoas e tráfico de órgãos.

Estaremos divulgando em nossas redes sociais os resultados dessa investigação.

Mães e/ou responsáveis que tiveram filhas sequestradas para essa prática, entrar em contato através do e-mail:
maesdobrasil@portalkids.org.br