01 dezembro 2019

Você já fez teste de AIDS?



Você já fez teste para HIV? Se é jovem e não teve a primeira relação sexual, sabe como se prevenir? Se já tem vida sexual ativa, usa camisinha? Faz acompanhamento ginecológico? Se tem parceiro fixo, como ambos lidam com a prevenção? A mulher que segue uma religião e é casada, acha que não precisa se prevenir? Idosos com vida sexual ativa, tomam os cuidados necessários com a prevenção? Não está na hora de começarmos a encarar com coragem essas questões delicadas pelo bem de nossa saúde? Aids não escolhe idade, sexo, estado civil.

Muitos ainda acreditam que só os grupos de risco clássicos - homossexuais masculinos, prostitutas, dependentes de drogas - estão ameaçados. Essa crença errônea é um dos maiores obstáculos para prevenção e tratamento de AIDS no Brasil. A taxa de diagnóstico tardio no país ainda é alta. Em torno de 30%. Muitos só descobrem a doença quando começam os sintomas.

A resistência ao uso de camisinha e a distribuição delas, como também a falta de orientação sexual nas escolas colaboraram para o aumento da AIDS no Brasil.


Informe-se, debata o assunto, faça o teste e se cuide.

Nenhum comentário: