19 março 2022

Relações Abusivas! Se dói. por que me calo?


A pergunta que lhes faço é provocativa. Com o objetivo de abordar um tema atual e recorrente\; Relações abusivas!

Iremos abordar esse tipo de relação em nossa próxima Live sobre O Silêncio em torno do Abuso Sexual, que será no dia 21, às 19 horas. Espero vocês!

Minha intenção ao propor a questão é mexer com as emoções de vocês de forma profunda.

Os temas que tenho abordado nas Lives quinzenais, no perfil das Mães do Brasil no Istagram mexem com o emocional e o psicológico de forma "natural", mas tendo como pano de fundo sentimentos como raiva, nojo, indignação, revolta e a impotência perante uma situação de abuso sexual.

Todos esses sentimentos apontam para uma única direção: a punição do agressor. Reação, aliás, mais do que esperada, adequada e justificada. Mas que não estimulam a reflexão e a busca de soluções quando o foco é a proteção à vítima.

E se a pergunta do título fosse: Se dói, o que me leva a me calar?

Da segunda forma levamos a vítima a uma autoreflexão focada também em seus sentimentos e não somente na busca por uma resposta baseada em contextos sociais externos. Tal resposta deve ter como suporte a percepção da vítima. Só assim as respostas estarão em contato com seus sentimentos e as ações alinhadas com eles.

Espero vocês. 

Gilberto Fernandes, diretor e psicológo da Mães do Brasil.



Nenhum comentário: