15 março 2022

Rio lança app contra violência doméstica


Está sofrendo violência doméstica? Desde de o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, vítimas cariocas já podem pedir uma medida protetiva de urgência pelo Maria da Penha Virtual.

Trata-se de um web app lançado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro com a facilidade de poder ser acessado de qualquer dispositivo eletrônico através do link sem precisar ser baixado. Não ocupa espaço na memória do aparelho, mantendo a segurança de quem acessa. 

A tecnologia foi desenvolvida por estudantes e pesquisadores do Centro de Estudos de Direito e Tecnologia da UFRJ (CEDITEC) em concordância com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, como a igualdade de gênero, paz, justiça e instituições eficazes e parceiras. 

Como utilizar o Maria da Penha Virtual?

A vitima precisa preencher um formulário com seus dados pessoais, dados do agressor e da agressão que está sofrendo. Se desejar ou tiver condições, pode anexar foto e áudio como meio de prova. Ao preencher o cadastro, é gerado um automaticamente uma petição em formato "pdf" que é distribuída para o juizado competente.

Nenhum comentário: