Instituição

Lançado em 16 de março de 1999, inicialmente com a proposta ser um espaço na Internet de pesquisa e estudo sobre a pornografia infanto-juvenil na rede, o Portal Kids se tornou a primeira central de denúncias contra a pedofilia no Brasil e provocou todos os programas de combate à exploração sexual de crianças, jovens e adultos que surgiram no país, atraindo o interesse de autoridades americanas como o FBI (Policia Federal dos Estados Unidos) e italianas como a La Caramella Buona, que divulgou na Europa o caso de meninas sequestradas em serie no Rio de Janeiro e acolheu, por intermédio de nossa instituição, um brasileiro que denunciou em São Paulo crime de tráfico de órgãos cometido contra seu filho de oito anos.

Desde 1998, o Portal Kids vem apoiando mães de crianças, jovens e adultos desaparecidos de forma enigmática, sequestrados e vítimas de tráfico humano, como também mobilizando campanhas em que se divulgam esses crimes nos veículos de mídia, através da criação de um movimento que denominou Mães do Brasil. Os casos em que os responsáveis pelos crimes foram identificados e punidos sugerem que esses agentes estão ligados a redes mais organizadas e menos visíveis.
O acompanhamento destas ocorrências sempre visou sensibilizar autoridades no sentido de investir em investigações sistemáticas, cruzando informações e zelando pela continuidade dos inquéritos. O Portal Kids realiza, através do movimento Mães do Brasil, ações de mobilização social quanto ao problema da vulnerabilidade vivida pelas vítimas brasileiras e suas famílias. Nesta trajetória, o Portal Kids tem enfrentado a reação de uma tradição política das instituições ligadas à segurança pública no Brasil: a descontinuidade das investigações, a morosidade nas decisões e andamentos que acabam propiciando que criminosos e as suas possíveis redes permaneçam impunes.
Ao longo de suas atividades o Portal Kids luta para levar a público os casos de desaparecimento, sequestro e tráfico humano para fins de exploração sexual registrados e resolvidos, agindo como eixo solidário e de sensibilização da sociedade civil para o esclarecimento do problema de crianças, jovens e adultos que, contra sua vontade, são afastados de suas famílias. As linhas de investigação seguem múltiplas possibilidades, entre as quais: o tráfico internacional de seres humanos objetivando adoção ilegal ou exploração sexual; o tráfico de órgãos, o trabalho escravo em fazendas do interior do país, o recebimento de benefícios governamentais em função de tutela de menores carentes.
Na solução destes casos o Portal Kids contou com a parceria do Governo Federal através do Ministério da Justiça, da Secretaria de Direitos Humanos, dos Ministérios Públicos Federais, Consulados e Polícia Federal; e com os Governos Estaduais através das Justiças das Infâncias e Juventudes, dos Ministérios Públicos Estaduais, Conselhos Tutelares, Secretárias de Segurança Pública, Polícias Civil e Militar.
Nossa política de parceria e interação acabou criando uma rede de proteção à criança e ao jovem gerando um alto índice de solução dos casos e motivando a parceria com Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) nos projetos Mães do Brasil e Gente do Amanhã.

Nenhum comentário: