07 junho 2007

Como estou me sentindo hoje?


A partir desse questionamento Wal Ferrão, presidenta do Portal Kids, que também é professora, realizou uma dinâmica com as crianças que desde o início do projeto Mães do Brasil, acompanham suas mães todos os sábados na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Enquanto as mães realizam o atendimento psicológico, as crianças brincam juntas e são atendidas individualmente e em grupo pelos profissionais do projeto. No último sábado, dia 02, Wal propôs que as crianças desenhassem no papel como estavam se sentindo. O resultado dos trabalhos você acompanha na reprodução dos desenhos ao lado. Todas as crianças demonstraram estar muito felizes na UERJ por ser ali um espaço de busca de seus irmãos e irmãs desaparecidos, revelando ainda, nos desenhos, o quanto a felicidade está condicionada a convivência com os pais em casa.
Depois, meninos e meninas se apresentaram para a nova integrante da turma, Raquel, de 08 anos, filha de Marta e Jorge, o casal que acaba de ser cadastrado pelo projeto Mães do Brasil, que tem o apoio do Criança Esperança, projeto da TV Globo em parceria com a Unesco. As crianças falaram sobre suas vidas em casa e na escola, o que gostam de brincar e os esportes que praticam.

Outra convidada muito especial foi Fernanda de Aragão Ponzio, que está realizando a tese sobre as Mães da Plaza de Mayo. A professora contou as crianças um pouco de sua infância e das brincadeiras que gostava. Fernanda também falou as crianças um pouco da história da UERJ, onde é aluna do mestrado de literatura. As crianças demonstraram satisfação em descobrir que a universidade é gratuita e que muitos alunos que não tem recursos também estudam ali. E que eles próprios um dia podem vir a estudar na UERJ. Wal lembrou as crianças sobre a importância da conservação dos ambientes da universidade, onde hoje funciona o projeto Mães do Brasil e que no futuro eles podem vir a estudar. Sara e Raquel aproveitaram para dizer que já sabem o que querem ser quando ficarem adultas: professoras!

4 comentários:

Anna Molly disse...

Adorei seu blog,muito legal ai as crianças se divertindo e as mes tbem juntos =D,da uma passadinha la no meu se quizer,ficarei feliz =D.


bjusss

Anônimo disse...

Oi Anna! Obrigada pelo incentivo. Visitamos o seu blog. Abraços carinhosos das Mães do Brasil.

Luciana disse...

que lindos os desenhos e os comentários delas!
bjs

Anônimo disse...

Essas crianças são muito especiais. Mesmo com a dor da perda dos irmãos que amavam, não perderam a ternura, a esperança e a força. Serão grandes adultos no futuro!