27 outubro 2007

Mamãe Empreendedora


De mãe desesperada com as constantes fugas do filho a Mãe do Brasil Empreendedora. Até Maria do Socorro, quando pensa no que era sua vida há um ano, se surpreende com os rumos que ela tomou. Socorro passou a ser assistida pelo Projeto Mães do Brasil, que tem o apoio do Criança Esperança, um projeto da TV Globo em parceria com a Unesco, teve o filho Cristiano, de 11 anos, localizado e começou, com a ajuda do Portal Kids, instituição responsável pelo projeto, uma luta para conseguir tratamento digno para o garoto. Paralelo a isso, o atendimento psicológico em grupo, que funciona a exemplo dos grupos de apoio como os Alcoólicos Anônimos, uma iniciativa inédita do Portal Kids no atendimento a mães de crianças desaparecidas, foi o primeiro passo para a mudança na vida de Socorro.

“Outro dia Liliane, a conselheira tutelar de Jacarepaguá que acompanha o caso do meu filho, elogiou minha nova postura e brinquei com ela que tudo é graças ao meu psicólogo Gilberto Fernandes, que dentro do grupo nos incentiva a sairmos do papel de vítimas para o de guerreiras. Sempre fui guerreira, mas não tinha consciência da minha própria força e o atendimento psicológico aflorou isso”, acredita Socorro.

Uma das mais dedicadas integrantes do Coral das Mães Cantoras, outra iniciativa do Projeto Mães do Brasil, Socorro só recebe elogios da maestrina Maria Alice Sena.

“Ela decora as letras direitinho e é muito compenetrada. Uma de minhas maiores emoções foi vê-la cantando ao lado do filho em uma de nossas apresentações”, confirma Maria Alice.

Como perdeu quase todos os trabalhos como doméstica devido as constantes buscas pelo filho, Socorro passou a integrar outro projeto do Portal Kids, o Culinária para Festa, que tem o apoio da agência internacional DKA-Áustria e foi uma das incentivadoras da criação do grupo de trabalho cooperativado Mães do Brasil Empreendedoras, formado por mães que buscam os filhos desaparecidos e mulheres de comunidades de baixa-renda do Rio de Janeiro que estão buscando uma melhor qualidade de vida para si mesmas, suas famílias, como também uma sociedade com mais oportunidades. Foi outro incentivo para que Socorro reinventasse a própria vida.

“Depois de me formar como artesã e entrar para o grupo parti em busca de encomendas. Vendi velas para minha patroa, as amigas delas, meus vizinhos e até para a jornaleira da minha rua. Me tornei mesmo uma empreendedora”, orgulha-se Socorro.

E bota empreendedora nisso. Amanhã Socorro estará na Vila Olímpica de Campinho, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro, junto com Andréia, que também teve a irmã Taís localizada pelo projeto, numa barraca conseguida por ela para apresentar as velas numa feira de artesanato que é realizada no local.

“Apresentei as nossas velas para os organizadores e consegui este espaço para nossos produtos. Convido a todos para aparecer por lá”, diz.

Tanta participação só é motivo de alegria para a Mãe do Brasil Cristiane Nascimento, que começou como aluna do projeto Culinária para Festa e hoje atua como professora do projeto e coordenadora do Mães do Brasil Empreendedoras.

“Outro dia encontrei uma mãe que estava muito deprimida com o desaparecimento da filha e a convidei para se unir a nós, mas ela ainda resiste a ser feliz. Isso aconteceu comigo. Não foi fácil vencer a depressão. Sentia muita tristeza pelo assassinato de minha filha Amanda ocorrido em 2002. Quando comecei a me sentir melhor tive um sonho com minha filha que mudou minha vida. Ela me dava uma vela em forma de luminária dizendo ser um presente. Dois dias depois fui com uma vizinha numa loja e me deparei com formas de vela em um balcão. Resolvi comprar e experimentar fazer. Fui convidada pelo Portal Kids a dar aulas sobre essa técnica, montamos um grupo de trabalho e hoje ajudo as mães a superar a depressão e encontrar um novo caminho. Na verdade, esse era o presente que minha filha quis me dar. Eu aceitei, Socorro também. É preciso querer mudar”, emociona-se Cristiane.

Nenhum comentário: