16 outubro 2009

CPI dos Desaparecidos realiza audiência no Rio de Janeiro


CPI DO DESAPARECIMENTO DE CRIANÇAS VOLTA AO RIO DE JANEIRO PARA AVANÇAR NAS INVESTIGAÇÕES

CPI do Desaparecimento de Crianças realiza audiência pública na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Entre os convidados estão os secretários de estado de Justiça, Segurança, responsáveis por Conselhos Tutelares e mães de desaparecidos.

A CPI vai reunir o Secretário de Estado de Justiça do Rio; o responsável pelo Ministério Público do Rio – Vara Especializada da Infância e Adolescência; o representante da Pastoral da Criança; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; responsáveis pelos Conselhos Tutelares da cidade do Rio de Janeiro, e deputados estaduais e mães de crianças desaparecidas.

A audiência pública, será na próxima segunda-feira, 19, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, às 14h. O objetivo é avançar nas investigações, colhendo informações com as autoridades especializadas no trabalho com crianças e adolescentes. Até o momento, a CPI se dedicou em ouvir pais, mães e entidades que atuam no combate e prevenção aos desaparecimentos. Agora, o objetivo é ouvir as instituições públicas.

A relatora da CPI, Deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), requereu as presenças de Jorge Picciani, Presidente da ALERJ; José Mariano Beltrame, Secretário de Estado de Segurança Pública do Rio; José Raimundo Batista Moreira, Defensor Público Geral do Estado; Cláudio Soares Lopes, Procurador Geral de Justiça do Estado; Responsável pela Delegacia da Criança e Adolescente Vítima do Rio de Janeiro; Luiz Henrique da Silva, Responsável pelo SOS Crianças Desaparecidas; e Elisabete Barros, Coordenadora do Movimento Mães do Brasil.

“Temos um panorama que liga a questão do desaparecimento a várias organizações como tráfico de órgãos, adoções ilegais, exploração sexual infantil, tráfico de drogas, entre outras. Precisamos ouvir os envolvidos com estas investigações para saber o que tem sido feito para combater estas práticas. Só a partir de então poderemos somar os dados e identificar os culpados”, explica a deputada.

A Comissão já se reuniu na Assembléia Legislativa de São Paulo no dia 6 deste mês. De acordo com a relatora da CPI, o objetivo destes encontros é obter o maior número de informações e dados possíveis para se chegar às causas e culpados pelo desaparecimento de crianças no país. Andreia Zito acredita que os depoimentos vão ajudar a elucidar dúvidas e no avanço das investigações da Comissão.

Foto: Elisabete Barros, coordenadora das Mães do Brasil

Um comentário:

katia conceição silva disse...

meu nome é katia sou madrinha da amanda que foi pegar por esses safado no dia 28/06/2002até hojé não deve uma autoridade compentente para segue pedir desculpa pelo fato ocorrido.minha comandre até precisa de ajudar psicologica e não tem ninguén do governo ou até mesmo do estado para lhe dar uma respsta e já se passa 7 [anos] e cade a resposta deste vermes que estão a solta e quantas amanda já se foram e continuar sem resposta.ATÉ QUANDO VAMOS TER QUE CONVIVER COM ESSE TARADO SAFADO,na nossa sociedade alguén tem que dar uma resposta para essa mães que não sabe o que é dormi, comer ou melhor ter vida. espero que a nera deputada faça mesmo alguma coisa em prol destas mãe que já não aguentar mas sobreviver dentro desta podridão, em nome das mãe do Brasil que o senador Magno malta entre também nesta luta so assim teremos resposta e, é o que precisamos é de respsta e não de tapinha nas costa pode deixa tudo vai ser resolver e nada se ressolver ao contrario cada dia mas nossa criança então sumido e a historia é sempre a mesma!NADA ACONTECER AQUI NO RIO DE JANEIRO. So se pervalecer a impunidade e mas nada!