28 maio 2010

31 de maio - Dia Mundial sem Tabaco

Flores, ações informativas e de entretenimento vão abrir a semana do Dia Mundial sem Tabaco, nesta segunda-feira (31/05). O Instituto Nacional de Câncer (INCA) vai iniciar as comemorações referentes à data, promovendo um plantio de flores, às 10h, na frente do prédio da reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como um contraponto aos malefícios ocasionados pelo cigarro.

Simultaneamente, acontecerão panfletagens no Campo de Santana, nos pedágios da Ponte Rio-Niterói e da Linha Amarela - que veicularão mensagens informativas nos letreiros luminosos das vias - e em academias femininas. A população da Zona Norte também vai contar com ações culturais, promovidas em um shopping da região, durante toda a semana de comemorações.

As ações visam chamar a atenção para as estratégias que a indústria do tabaco utiliza para atingir o público feminino, os males que seus produtos causam à saúde da população e ao meio-ambiente. Este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu o tema "Gênero e tabaco com ênfase no marketing para mulheres".

No Brasil, o INCA produziu peças promocionais para a campanha com o slogan “Mulher, você merece algo melhor que o cigarro!”. Em todo o material, as imagens das flores representam contrastes aos males causados pelo tabaco, comparando proteção ao meio-ambiente, beleza e qualidade de vida, com o cigarro que remete ao desmatamento, envelhecimento precoce e a diversos problemas de saúde.


Confira a programação completa no Rio:

Abertura

Dia 31 de maio, segunda-feira
Plantio de Flores em contraponto aos malefícios do tabaco
Local: UFRJ – na frente do prédio da Reitoria
Hora: 10h
Presenças confirmadas:
Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, diretor-geral do INCA, Luiz Antônio Santini.
Panfletagens na Linha Amarela, Ponte Rio-Niterói, Campo de Santana e na rede das academias Curves do Rio e do Distrito Federal.

De 31 de maio a 2 de junho
Shopping Nova América
Apresentações do Grupo Afroreggae e atividades variadas.
Hora: das 10 às 17h.

Serviços oferecidos:
- avaliação do índice de monóxido de carbono no organismo dos tabagistas.
- medição do índice de massa corporal (IMC), orientação de higiene bucal e nutricional;
- aulas de alongamento, capoeira, dança de salão, artesanato e tratamentos de beleza.

Encerramento
Dia 02 de junho
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
- Plantio de flores às 10h
- Apresentação do documentário Fumando Espero, de Adriana Dutra, às 11h, no terreno perto da Capela Ecumênica e debate sobre o tema com os estudantes.
- Testes de dependência à nicotina, medição de monóxido de carbono e encaminhamento para o ambulatório de tabagismo do Hospital Universitário Pedro Ernesto, além de distribuição de folhetos informativos sobre como parar de fumar.

Outras ações:
- Secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o Brasil foram estimuladas a promover ações de plantio de flores como a que será feita no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: