De hoje, 12 de agosto à 22 de agosto, na 21º Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a Fundação Dorina Nowill para Cegos apresentará livros digitais acessíveis aos deficientes visuais e que podem ser utilizados por outras instituições que atendem os deficientes, bem como pelas editoras de todo país.
A Fundação Dorina Nowill para Cegos há 64 anos facilita a inclusão social de crianças, jovens e adultos cegos ou com baixa visão, por meio de reabilitação, e produção de livros e revistas acessíveis que permite às pessoas com deficiência visual acesso ao mundo do conhecimento e da informação. Com a maior imprensa braille da América Latina, a instituição tem capacidade para impressão de mais 45 milhões de páginas braille por ano. A Fundação Dorina Nowill produz livros didáticos, literatura e best-sellers. No local também são produzidos cardápios, partituras musicais, catálogos, cartões de visitas e outros materiais de prestação de serviços às empresas e à comunidade.
O aplicativo desenvolvido pela Fundação Dorina para leitura de livros digitais no formato Daisy pode ser obtido através do download gratuito no endereço eletrônico www.fundacaodorina.org.br/ddreader
O que são Livros DAISY?
São livros digitais no formato Daisy, compatíveis com os protocolos internacionais de acessibilidade. Além de todas as facilidades de um Livro Digital Acessível, o livro Daisy possibilita que um ou mais arquivos de áudio, gravado em voz humana ou voz sintetizada, seja reproduzido em equipamentos específico. Permite também a navegação no texto (escrito e falado) por meio de um aplicativo de leitura específico (reader).
O que é Dorina Daisy READER (DDReader)?
É um aplicativo aberto e gratuito para a leitura de livros digitais no formato Daisy. Foi desenvolvido pela Fundação Dorina Nowill para Cegos para integração total com os arquivos neste formato, produzidos em qualquer parte do mundo. Possui versões em português, inglês e espanhol. Mais de 7 mil downloads gratuitos.
O que é DAISY ?
Digital Accessible Information System é um conjunto de protocolos de definição do formato de livro digital criado pelo DAISY Consortium, um grupo mundial de entidades voltadas para publicação de livros em formatos acessíveis. Diretamente relacionada com organizações responsáveis pela criação e manutenção dos protocolos de linguagens universais, tais como W3C, NISO, OpenEBook.Org, o consórcio DAISY criou e mantém este que é hoje o principal conjunto de protocolos usado na publicação de livros digitais, que facilitam o compartilhamento de recursos através da padronização de formatos de informação acessíveis.
Mais informações: www.daisy.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário