06 agosto 2010

Oportunidade para músicos em São Paulo



São Paulo é a cidade que lidera o ranking de visitação em nosso blog. Em homenagem aos nossos internautas paulistanos, estamos publicando essa oportunidade para músicos da cidade.

O Coreto Paulista - Programa de Bandas do Governo de São Paulo – está inscrevendo gratuitamente maestros, regentes e músicos de bandas interessados em participar de cursos técnicos. São, ao todo, 52 cursos oferecidos em cinco cidades diferentes nos meses de agosto, setembro e outubro. As aulas são gratuitas, serão ministradas por profissionais reconhecidos e, ainda, oferecem certificados aos participantes.

As aulas acontecerão nas cidades de Itapevi (dias 28 e 29 de agosto), Lençóis Paulista (18 e 19 de setembro), Dracena (25 e 26 de setembro), Serrana (16 e 17 de outubro) e Caraguatatuba (23 e 24 de outubro). Neste momento, já estão sendo recebidas inscrições para as aulas de Itapevi e Lençóis Paulista.

A cada final de semana, os maestros, regentes e músicos recebem 12 horas de oficinas intensivas de trabalhos técnicos, utilizando partituras e metodologias escolhidas de forma criteriosa. Cada cidade oferecerá cursos específicos, de acordo com a demanda indicada em levantamento prévio realizado pela organização do projeto – que realizou visitas técnicas em todos os municípios que se inscreveram para sediar as aulas.

Na cidade de Itapevi, a primeira a receber as Oficinas Técnicas Itinerantes nos dias 28 e 29 de agosto, as atividades serão realizadas no Centro Cultural Municipal, localizado à avenida Rubens Caramês, 1000. Ali, podem ser feitas inscrições aos cursos de introdução à regência, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone, tuba, percussão, regência de banda, trompa, harmonia e arranjo, método de ensino coletivo, bateria e informática aplicada à música.

Em Lençóis Paulista, cujas oficinas acontecem nos dias 18 e 19 de setembro na Casa da Cultura “Professora Maria Bove Coneglian” (à rua Sete de Setembro, 934), serão oferecidos cursos de introdução à regência, flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, tuba, percussão e restauração e manutenção de instrumentos de sopros.

Na cidade de Dracena (dias 25 e 26 de setembro), as aulas serão realizadas na escola municipal “João Vendramini” (rua Edson da Silveira Campos, 1645). Em Serrana (dias 16 e 17 de outubro), as atividades acontecem na escola municipal “Professor Edésio Monteiro de Oliveira” (Rua Roraima, 92). Já em Caraguatatuba (dias 23 e 24 de outubro), as aulas serão na escola municipal “Professora Antônia Ribeiro da Silva” (av. Alcides Alves Pereira, 140).

As Oficinas Técnicas Itinerantes para maestros e músicos de bandas consistem na realização de oficinas práticas para maestros, regentes e músicos de bandas visando propiciar apoio técnico aos agrupamentos musicais de sopros e percussão de todo o Estado de São Paulo. Trata-se de uma das ações que compõem o Coreto Paulista - Programa de Bandas do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura, realizado por meio do Conservatório de Tatuí. Em sua essência, as ações das Oficinas Técnicas Itinerantes visam a fomentar, formar e difundir a cultura musical das bandas do estado de São Paulo. Ao longo de um final de semana, instrumentistas e regentes praticam uma ampla abordagem ao universo musical atual recebendo, por meio de novos materiais, um acompanhamento pessoal de profissionais atuantes no mercado, num processo interativo de essenciais trocas de experiência, que envolve centenas de grupos musicais do Estado de São Paulo.

Critérios

Qualquer interessado pode se inscrever aos cursos. A única exigência é ter a idade mínima exigida para cada curso. No caso das aulas de flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone e percussão é preciso ter no mínimo 9 anos de idade. As aulas de tuba são direcionadas a maiores de 12 anos. O curso de introdução à regência está voltado a maiores de 18 anos.
As aulas especiais de regência de banda inscrevem maiores de 21 anos; as de trompa, músicos com mais de 9 anos; as de bateria aos maiores de 12 anos; a de informática aplicada à música aos maiores de 16 anos; e as de harmonia e arranjo, restauração e manutenção de instrumentos de sopros e método de ensino coletivo, maiores de 18 anos. Para um melhor aproveitamento das aulas especiais, também sugere-se que os inscritos tenham conhecimento musical em nível intermediário.
As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, no site www.coretopaulista.com.br - ou diretamente no link www.coretopaulista.com.br/eventos/oficina/programacao.php


SERVIÇO
CORETO PAULISTA – OFICINAS TÉCNICAS ITINERANTES
Inscrições Abertas Gratuitas
Informações: www.coretopaulista.com.br / 15 3205-8443

Nenhum comentário: