20 agosto 2010

Sandra Gomide: 10 anos de impunidade


Hoje faz 10 anos que a jornalista Sandra Gomide foi assassinada. O réu confesso jamais cumpriu a pena. Acabo de ler uma declaração do pai da jornalista, o Sr. João Gomide, ao jornal o Globo que me revoltou, cortou o coração. A declaração eu reproduzo abaixo, mas peço que você leia a matéria na integra:

“Tem dia, à noite, que me dá vontade de morrer. Já até propus para minha mulher: Vamos tomar nós dois chumbinho, dar um tiro na testa, sei lá. Mas minha mulher não aceita isso. E eu não posso deixá-la sozinha”, declarou o Sr. João Gomide.

As Mães do Brasil vivem essa realidade diariamente. Só para citar um caso, agora mesmo aguardamos o resultado de uma investigação encaminhada a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro que pode dar um indício do paradeiro de Thaís de Lima Barros, sequestrada aos nove anos, de uma feira livre em Vila Kennedy, subúrbio do Rio de Janeiro, na véspera do Natal de 2002. Elisabete de Lima Barros, a mãe da Thais, também quase tentou o suicídio anos atrás, mas desistiu no último minuto, ao pensar que, se colocasse fim a própria vida, quem iria procurar por Thais. A vida dos pais, mesmo que em estado de desespero e sofrimento, é a única chance de Justiça para Thais e para a Sandra Gomide.

Desde que recebemos a denúncia Elisabete já entrou em estado de anorexia nervosa, baixou no hospital inúmeras vezes, desenvolveu um cisto na mão e está com a mesma imobilizada. Mesmo assim busca ser o alicerce de sua família, já que seu pai, idoso, recupera-se de uma cirurgia. E também das Mães do Brasil. Além de tentar ajudar as outras, ela luta comigo para que a denúncia de Thais seja investigada. A CPI da Criança Desaparecida me comunicou ontem que já enviou três ofícios a Secretaria de Segurança solicitando o resultado da investigação, sem retorno. Elisabete já recorreu ao Ministério Público do Estado, mas até o momento não obteve o resultado da investigação. O pior é que já solicitamos inúmeras vezes que a investigação de Thais seja transferida para a área federal. A Polícia Federal tem mais estrutura para conduzir essa investigação.

Justiça não trará Sandra de volta e mesmo que traga Thais, não devolverá a ela e nem sua família os anos de ausência que lhe foram roubados. Mas vai ajudar a evitar – a longo prazo, é verdade - que casos escabrosos como esses aconteçam.

No momento Elisabete está como os pais de Sandra. Será que algum dia verá a Justiça ser feita para Thaís?

Por Wal Ferrão
wal.ferrao@portalkids.org.br

Nenhum comentário: