18 agosto 2010

Uma luz que brilha


No dia em que publiquei o post sobre os livros digitais para deficientes visuais, recebi um telefonema de uma grande amiga do Portal Kids e das Mães do Brasil. Cristiane Rocha, monitora de teleatendimento do PROCON, me ligou para pedir uma força na divulgação de uma peça que um primo seu, ator, irá fazer promovendo o teatro dos sentidos, voltado para deficientes visuais. É uma das mulheres que mais admiro na vida por sua força, capacidade de superação, bom humor e coragem. Cristiane é realmente um exemplo. Pedi permissão para contar um pouquinho de sua história aqui, já que tivemos o privilégio de assistir uma palestra dela em nossa instituição.

Em 12 de agosto de 1995 um ato insano mudou a vida da secretária Cristiane, então com 21 anos. Após romper o relacionamento com um namorado, ele, inconformado, a esperou na saída da casa espírita que ela frequentava e lhe deu um tiro na cabeça. Cristiane não morreu no atentado, mas a visão do rapaz de arma em punho foi a última imagem que seus olhos registraram. Cristiane perdeu a visão e o agressor passou anos foragido.

Inicialmente Cristiane viveu duros momentos de rejeição e adaptação a sua nova realidade. Sem contar o terror gerado pela violência sofrida que a impedia de sair de casa. Mas tais atitudes não combinavam nada com o seu espírito guerreiro e ela foi à luta. Primeiro moveu uma campanha na mídia que levou a prisão, julgamento e condenação de seu agressor. No ano de 2008 ele foi beneficiado com o regime de progressão de pena, mas Cristiane ainda luta para recuperar a visão e o direito a vida.

Só no ano de 2000, depois de fazer um curso de computação no Instituto Benjamin Constant, ela conseguiu voltar ao mercado de trabalho como atendente de telemarketing. Em 2002, conseguiu um estágio no PROCON do Rio de Janeiro e no ano de 2005 se tornou monitora do teleatendimento que é realizado por deficientes visuais. Ela também está se formando em direito depois de empreender uma grande luta para provar a universidade que tinha condições de se formar advogada.

Cristiane teve a visão roubada, mas ninguém a impedirá de brilhar. Ela é a morena de blusa florida e calça jeans na palestra que ministrou para as Mães do Brasil.

Por Wal Ferrão
wal.ferrao@portalkids.org.br

Nenhum comentário: