12 setembro 2010

Vanessa Porfírio Diogo, a Pequena Guerreira


Na tarde de 23 de junho de 1993, Vanessa Porfírio Diogo, então com 10 anos, voltou para casa, situada no Morro da Coroa, no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, porque sua aula na escola municipal onde estudava foi cancelada. Sem ter o que fazer a menina ofereceu-se para comprar uma lata de óleo que sua mãe Suely Porfírio, que trabalhava numa barraca de salgadinhos na própria comunidade, estava precisando. Vanessa trocou a camisa da escola por uma camiseta e desceu na kombi que fazia o transporte dos moradores da comunidade do alto do morro para as ruas no asfalto. O motorista, que conhecia a menina, chegou vê-la entrar no supermercado que ficava próximo a comunidade. Quem poderia imaginar que aquela seria a última vez que Vanessa seria vista por uma pessoa conhecida? E que uma nova notícia da menina só seria conseguida meses depois quando ela própria ligou para o telefone público que ficava situado dentro da comunidade a cobrar. Estava em prantos, mas conseguiu contar a pessoa que atendeu a ligação que ela estava numa cidade do interior da Bahia vivendo com um homem que tinha a alcunha de “Papa Anjo”. Graças a essa ligação os supostos sequestradores da menina foram presos e processados. Mas ela nunca mais apareceu.

A comovente história da pequena Vanessa, o pavor que deve ter sentido ao ser arrancada de casa e o que passou nas mãos do sequestrador; cuja alcunha nos dá a idéia de todo o horror que ela enfrentou; sua desesperada tentativa de socorro, sua coragem, me cortaram o coração. Na época que fiz minha segunda reportagem sobre desaparecimento de crianças, Suely, a mãe dela, havia perdido o contato com as outras mães. Encontrar Suely e entrevistá-la virou para mim uma obsessão. Antes de falar do encontro com essa mulher que me ensinou muito, gostaria de terminar essa postagem com a imagem de Vanessa. Seu corpo nunca foi encontrado. Quem pode dizer que ela não foi repassada para redes de prostituição? Muitas notícias já chegaram sobre Vanessa. Quem tiver qualquer informação sobre ela, não hesite em entrar em contato conosco.

Por Wal Ferrão
wal.ferrao@portalkids.org.br

4 comentários:

SEPHORA disse...

Estou assistindo novamente a novela Explode Coracao em foi assim que vi a menina Vanessa na tela hoje, Domingo, 10 de Junho de 2018, em que me veio a ideia de dar um "Search" buscando o nome dela e de outras crianças desaparecidas que aparecem na novela. Atualmente a maioria dessas crianças deve beirar a casa dos trinta anos. Uma parte pode ter sido levada para prostituição internacional ou nacional, e hoje já são adultos. Outra parte pode ter sido para roubo de órgãos. Isso me deixa arrasada, pois, pode acontecer a qualquer um de nós hora do dia ai no Brasil, e até mesmo aqui no Canada. Seria possível fazerem fotografias computadorizadas utilizando os rostinhos das fotos e tentar usar a técnica do envelhecimento para que possamos identificar melhor e podermos ajudar?? Isso tudo me transtorna, pois é muito triste. Se possível tentem fazer fotos atuais. E a mãe da garota? É viva ainda?? Desejo a ela muita paz, e com certeza a garota ainda poderá conseguir procurar pela familia, quem sabe??? Os responsáveis pelo sequestro da menina foram presos e nao delataram o resto da gang?? Estranhei isso. A policia antes nao era tão preparada quanto agora, quem sabe conseguem, mas os esforços para se dedicarem à questões como essa infelizmente são poucos, isso no mundo inteiro. Infelizmente. Que nosso mundo se torne melhor. Um abraco, e paz para todas as famílias que passam por uma dor tão grande como essa!! Sephora

Unknown disse...

Sentimos muita dor,pela perda da minha prima eu quero acreditar q ela está viva que ainda vou dar um abraço e lembrar com ela da nossa infância juntas,quem poder nós ajudar com essas técnicas que existe hoje para sabe como seria o rosto dela hoje

Vanessa disse...

Poxa que triste, estudei com a Vanessa no colégio interno e depois desse tempo todo tinha muita esperança que ela fosse encontrada. Na época eu e as meninas que estudava com ela sofremos muito. Que Deus conforte o coração dessa mãezinha e seus familiares. 😔

Unknown disse...

Olá vc pode nos ajudar,com essa técnica,hoje a tecnologia está tão maravilhosa quem sabe conseguimos alguma notícia da minha prima,minha tia ainda é viva acabou de completar 60 anos e meu maior sonho é ter notícia para acalentar o coração dela que hoje de 4 filhos só lhe restou 1 menina.