15 outubro 2010

Ser dedicado

Eu, Bete e as crianças que inspiram nossa dedicação


Ontem fui comemorar o aniversário de um grande amigo e dois rapazes que estavam na festa, que não conheciam o meu trabalho com as mães, se mostraram encantados por nossas ações. Incentivada pela curiosidade deles, falei apaixonadamente sobre nossa busca pelas crianças desaparecidas e a felicidade de passar a conviver com as que re-encontramos. Eles se enterneceram, se encantaram. E ficaram surpresos ao descobrir que exerço esse trabalho de forma voluntária. E mais pasmos ainda em perceber que tanta atividade já se incorporou a minha rotina, que não acho nenhum sacrifício. Conversando com eles me dei conta que o difícil mesmo tem sido encarar essa transição do exercício do trabalho de dedicação as crianças com a de presidir uma instituição. Que precisa de verba, projetos, administração, que precisa de uma chefe, enfim. Por que inicialmente eu liderava um trabalho. Depois precisei ser chefe de uma instituição. Existe uma diferença muito grande entre ser chefe e ser líder. Mas preciso ser as duas coisas.

Hoje, no trajeto para a redação onde trabalho, vim lendo o livro Pense Nisso, de J. Krishnamurti. O autor está entre os meus preferidos e teve um grande significado em minha formação. Estou usando este livro como fonte de inspiração para a realização do projeto Gente do Amanhã, que tem o apoio da DKA-Áustria e que foi desenvolvido a partir de nosso convívio com irmãos das crianças desaparecidas e crianças localizadas que atendemos. Eu e Nicolas Raline, o coordenador do projeto, estamos lendo o livro e debatendo sobre os temas.

O capítulo de hoje falava sobre a dedicação e caiu como uma luva para ajudar a entender meus sentimentos em relação ao novo projeto que começa. Palestrou o autor sobre a dedicação:

“Compreendem o significado da palavra ´dedicação`? Ser dedicado é se entregar totalmente a algo, sem pedir nada em troca... Refiro-me àqueles que se dedicaram a ensinar, não por dinheiro, mas porque se trata de sua vocação, de seu amor. O amor é o que há de mais prático no mundo. Amar, ser gentil, não ser ganancioso nem ambicioso, não ser influenciado pelas pessoas, mas pensar por si mesmo; são coisas bem práticas, e formarão uma sociedade prática, feliz.”

Como essa descrição se encaixa no nosso trabalho, em minha trajetória com as mães. Mas as necessidades toda hora se fazem presentes nessa nossa realidade. Ontem mesmo eu estava falando com a Elisabete Barros, a coordenadora das Mães do Brasil, que precisará voltar a trabalhar e teme não poder faltar ao emprego para poder cuidar da investigação de sua filha e de outras mães que ela auxilia, de como a necessidade de verba para pagar nossas contas de telefone, confeccionar cartazes, camisetas que estão todas velhas, pagar as passagens para as mães se deslocarem em sua busca pelos filhos, ter psicólogo, advogado, assistente social, um profissional de comunicação que faça a arte dos cartazes, a manutenção do blog, é essencial neste trabalho, que é motivado pela dedicação, mas não se sustenta apenas com dedicação. Graças a Deus o lado prático e administrativo do trabalho não diminuiu, muito pelo contrário, aumentou a dedicação e o amor. Antes pensávamos que trabalhávamos por um único retorno: re-encontrar as crianças. Aos poucos fomos nos dando conta que o ato de busca é a única maneira de amor possível as crianças. E que de alguma forma, em algum momento, elas saberão disso.


Por Wal Ferrão
wal.ferrao@portalkids.org.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Wal, tudo bem? Meu nome é Rick Valério e fui um dos rapazes que convensou no aniversário de seu grande amigo em questão citado no seu relato anterior. Espero que não tenha se esquecido de mim, sou o mais novinho. Bem, primeiramente parabenizo em nome do Marcos Valério também, que estava conversando conosco, pois seu trabalho é maravilhoso e gostaria de saber como é a rotina do seu trabalho e se é possivel me envolver num trabalho como esse. Claro, com responsabilidade e seriedade, é óbvio. Como eu te disse, estou fazendo graduação no curso de Psicologia da UERJ e creio ser gratificante participar ativamente de um movimento tão significativo como este. Li o blog e achei muito valoroso, fez jus a todo o papo que tivemos naquele dia. Um grande beijo e que continuem com a iluminação toda por esse trabalho, afinal somente pessoas iluminadas podem ter tanta força e determinação para um trabalho como este. Meu email é rickclamp2000@hotmail.com e do Marcos é mvsantos29@hotmail.com Aguardamos algum contato.

Rick e Marcos

Equipe disse...

Mandei um e-mail para vc. Se não receber me avise. Bjos, Wal