20 novembro 2010

Comemorando a localização da filha


Assim que voltou de Brasília, depois de re-encontrar a filha que não via há 30 anos, Maria do Socorro Sales Reis disse que precisava conversar comigo. Marcamos neste sábado, por causa dos nossos compromissos profissionais e aproveitamos a ocasião para almoçar juntas e comemorar. Encontrei uma nova mulher. Socorro está radiante e “falante”. Sempre muito reservada e quieta, acho que nunca vi Socorro falar tanto. Ela falou, falou, falou. De sua alegria ao rever a filha e a mãe que ficaram no Maranhão quando ela veio para o Rio em busca de uma vida melhor, da alegria de conhecer a neta. Socorro me contou coisas de sua vida que eu nem imaginava, apesar de conhecê-la há seis anos. Há muito tempo eu e Valéria Magalhães, diretora e psicóloga do Portal Kids conversamos sobre a possibilidade de transformar em livro o atendimento que realizamos com Socorro e o filho dela, que tem 14 anos. Achamos que este trabalho em especial poderia trazer luz a muita gente sobre a realidade da criança que vive nas ruas e a luta de uma mãe para trazê-lo de volta para casa. Hoje, conhecendo melhor a história de vida de Socorro, acho mesmo que temos que transformá-la em livro. Ela adorou a ideia. Socorro está puro poder. Agora ela sabe que pode tudo.

“Encontrar minha filha me devolveu a felicidade, eu tinha o peso da perda”, confessou-me hoje, de forma comovente.

“Você está mesmo à imagem da felicidade. Está até falando”, observei.

“É mesmo, voltei de Brasília falando. Antes eu só conseguia falar com o Gilberto (Fernandes, psicólogo das Mães do Brasil). Eu me sentia a vontade com ele, sentia que ele me entendia. As pessoas nos julgam muito, sem procurar entender. Minha vida estava travada. Quando senti esse entendimento em minha filha, agora eu quero mais é falar”, entusiasmou-se.

Na ida para o restaurante recebemos o telefonema de outra Maria, a Maria de Lurdes, que também teve a filha localizada pelo Portal Kids. As duas conversaram sobre a emoção do re-encontro, um sentimento que agora Socorro conhece bem. No restaurante, ao ver uma árvore de Natal, Socorro contou que este ano passará a data com a família, depois de tanto tempo. Ela recebeu convites para ir morar em Brasília com o filho, mas está avaliando, pois não quer interromper o tratamento que o menino faz aqui e se afastar do trabalho que realiza junto as Mães do Brasil. O que ela decidir, terá o nosso apoio.

Amanhã, às 20 horas, o programa Domingo Espetacular da TV Record deve exibir uma matéria sobre o re-encontro de Socorro e sua filha. A equipe do programa gravou imagens no aeroporto do Galeão e na casa da família de Socorro em Brasília.

A TV Portal Kids também gravou uma entrevista exclusiva com Socorro que em breve será exibida.

Nas fotos Socorro no celular com Maria de Lurdes, fazendo planos para o Natal e comigo no restaurante.

Por Wal Ferrão
wal.ferrão@portalkids.org.br

Um comentário:

Gaabriela disse...

Muita emoção! Que maravilha ler esse texto! Espero que o sonho do livro se realize, não vejo a hora de ler essa luta! Um beijo no coração!