11 dezembro 2010

CPI da Criança Desaparecida não acabou em “pizza”: Projeto da Alerj pede criação de delegacia especializada no Rio de Janeiro



Hoje, ao entrar no twitter da deputada Andreia Zito, tenho a notícia divulgada por ela que a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) aprovou no último dia 09/12 dois projetos de lei para criação das Delegacias Especial da Criança e do Adolescente Desaparecidos e a Delegacia Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vitimizados. A criação da delegacia especializada em desaparecimento é uma reivindicação antiga das Mães do Brasil e que encontrou respaldo na deputada Andreia Zito, relatora da CPI da Criança Desaparecida de Brasília.Dois anos antes da CPI ser instituída comecei a trocar mensagens através de e-mail com a deputada Andreia Zito sobre a questão do desaparecimento de crianças. Quando a CPI finalmente foi instalada, ela agendou um encontro comigo em seu gabinete em Duque de Caxias, na baixada fluminense. Antes do nosso encontro houve quem tentasse me dissuadir de uma aproximação com a deputada, alegando que eu iria perder meu tempo, que político “não faz nada mesmo” e que “CPI sempre acaba em pizza!” Insisti, porém. Nessas horas minha formação de jornalista, que prega que devemos ter um olhar neutro na apuração dos fatos e também pela vivência que o preconceito que uma imagem errônea – no caso a negligência com que as mães do desaparecidos são injustamente tachadas – me leva a agir sem ideias preconcebidas.

Levei o dossiê das investigações jornalísticas de nossa instituição, abalizadas por pesquisas de especialistas e durante horas detalhei a deputada sobre o nosso trabalho. Devo ter causado surpresa, pois ela encarou meu relato com expressão estarrecida e finalizou dizendo que precisava avaliar as informações, mas perguntou como poderia nos ajudar. Detalhei as reivindicações gerais das mães dos desaparecidos, que estão em sua maioria presentes no projeto de número 2.643/09, que é assinado pelo presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani, baseado em propostas de Andreia em seu relatório final da CPI. Aliás o relatório final apresentado por Andreia me surpreendeu pela coragem dela em assumir que considerava o governo omisso em relação a causa. Pensar é uma coisa, coragem de dizer é outra.

Confesso que naquela época, mais ou menos dois anos atrás, saí do encontro com a deputada meio desanimada. Mas logo ela voltou a fazer contato e agiu com nossa instituição com um procedimento semelhante ao que fazemos com as mães. Andreia Zito ouviu tudo o que tínhamos para falar, procurou compreender sem julgar, estudou, pesquisou, nos deu voz e passou a tomar para si as causas que percebeu serem verdadeiras e justas. Várias vezes convidou o Portal Kids e as Mães do Brasil para depor na CPI. O resultado está aí. Se aprovado o projeto das delegacias especializadas deve muito a Andreia Zito que em todo o país tem se esforçado para defender a causa da criança desaparecida e fez essa CPI não acabar em pizza. Já vejo essa delegacia sendo inaugurada e sugiro que Andreia seja convidada a ser madrinha do projeto que ajudou a tornar realidade. Nos sentimos muito emocionadas com essa perspectiva de vitória. Prova de que vale a pena persistir no que a gente acredita e buscar a união sempre.

Parabéns e muito obrigada por tudo, deputada Andreia Zito. Nas fotos ela aparece com as Mães do Brasil em seu gabinete em Duque de Caxias e na Alerj comigo.

Por Wal Ferrão em nome das Mães do Brasil e da equipe do Portal Kids
wal.ferrao@portalkids.org.br

Nenhum comentário: