05 janeiro 2011

Dor da perda

Ontem tive contato com uma das Mães do Brasil que não via há muito tempo. Ela me contou que perdeu uma das vistas e esteve internada por meses sem que os médicos conseguissem descobrir a causa do comprometimento de seu nervo óptico. O doutor que comanda seu tratamento, ciente da dor que ela carrega por causa da perda da filha, sequestrada quando se dirigia ao mercado próximo de casa, aconselhou-a a afastar-se de todo o motivo de dor, de frustração, de ansiedade, em prol da própria saúde, pois tem outros filhos para cuidar. Ontem ela me ligou para me pedir que cuide de uma denúncia que chegou sobre a filha dela. Se afastar da busca é impossível para uma mãe, mesmo doente como ela está.

Fiquei arrasada. Carregando também o peso da dor dela. Dor da saudade, da perda, do abandono das autoridades, de tudo. Tentarei arranjar um especialista em oftalmologia para tentar entender o que aconteceu com sua visão.

“Ah Wal...” – disse Raquel Gonçalves ontem, quando nos falamos e contei a ela o que está acontecendo. “Imagino como você está se sentindo. Mas a vida é assim, amiga, cheia de problemas, de lutas. Lembre-se que os obstáculos existem para nos impulsionar a mudar o que está errado, não só com a gente, mas com o mundo. E quando a gente consegue superar os obstáculos e vencer, a vitória é mais gratificante do que se tivéssemos desistido ou transferido a responsabilidade da luta para alguém.”

Por Wal Ferrão
wal.ferrao@portalkids.org.br

Nenhum comentário: