28 maio 2011

Passeata das Mães da Sé



25 de Maio foi o Dia Internacional da Criança Desaparecida. Dia que não gostaríamos que constasse no calendário. Dia em que nenhuma mãe gostaria que fizesse parte de sua vida. Infelizmente essa é a realidade de milhares de mães no Brasil e no mundo. Não é um dia para ser comemorado, mas marcado, mesmo que com lágrimas. Essa foi a intenção das Mães da Sé de São Paulo, grupo coordenado por Ivanise Espiridião da Silva, ao realizar uma caminhada para marcar a passagem deste dia tão difícil na vida de cada mãe de desaparecido. Quando um filho desaparece duas coisas nos mantém de pé: a esperança do reencontro ou a esperança de mudar essa realidade, evitando que acontece com outras pessoas o que aconteceu conosco e com nossos filhos.

Compareci a passeata levando não só a minha dor, mas as das Mães do Brasil, que por questões financeiras, não puderam comparecer. A caminhada foi marcada por muitas lamentações e histórias tristes, que todas nós conhecemos na pele.


Tive a oportunidade de conhecer de perto o deputado estadual Hamilton Pereira, da cidade de Sorocaba, São Paulo, que elaborou o Projeto de Lei nº 463/2011, voltado para a causa dos desaparecidos. O deputado abraçou a causa devido a um amigo que teve um filho desaparecido e elogiou a iniciativa de nossa campanha por 1 Milhão de Assinaturas pela Pessoa Desaparecida.
“As assinaturas são a voz do povo no Congresso. Sou pai e avô e admito: Não sei como seria passar por essa situação”, disse o deputado.

Quando estamos de fora, realmente fica difícil imaginar. Por isso, peço a todos vocês que estão lendo esse post que por um momento se imaginem vivendo a situação que nós, mães de desaparecidos, estamos passando. E depois decidam se devem ou não assinar em baixo de nossa causa.

Sandra Moreno, representante das Mães do Brasil em São Paulo e mãe de Ana Paula Moreno Germano.


Na foto, da esquerda para a direita, Ivanise, eu com o deputado Hamilton, e as Mães da Sé.

Um comentário:

ÍMPAR disse...

Cda passo dado uma conquista, cada conquista nasce uma esperança, esperança de voltar a sorrir, esperança de mudar esta realidade, esperança de voltar a viver, juntos mudaermos esta realidade, venceremos mais esta batalha, estaremos de volta a vida. Cada um de nós temos a responsabilidade de fazer parte deta mudança. Nós as mães do Brasil somos grata por tudo o que fazem em prol aos nossos filhos, que DEUS os abençõe a cada um de voces.
Sandra Moreno, mãe de Ana Paula Moreno Germano, mais uma mãe do Brasil