26 agosto 2011

Gente do Amanhã completa um ano


Faz um tempinho que não apareço por aqui. É que as atividades em nossa instituição estão intensas. Mas não poderia me furtar de registrar o almoço de encerramento do primeiro ano de atividades do Projeto Gente do Amanhã, que está sendo desenvolvido pelo Portal Kids com o apoio da agência internacional DKA-Áustria. Eu, o psicólogo Gilberto Fernandes e sua assistente Aline e o coordenador Nicolas Raline nos reunimos com os jovens num restaurante da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro para comemorar. Não desmerecendo nossos projetos anteriores, considero o Gente do Amanhã o melhor projeto que nossa instituição já desenvolveu até aqui. Não sei se pelo nível de maturidade institucional, ou pela equipe maravilhosa de profissionais que conseguimos reunir, ou porque esse projeto é voltado e realizado pelas crianças que vimos crescer e que agora estão dando os primeiros passos na vida adulta?

Durante um ano estimulamos em nossos jovens a conscientização e a expansão do ser. O resultado foi tão positivo que superou todas as nossas expectativas. E o que é melhor: os relatórios das atividades realizadas, entregues no último dia 8 de agosto a DKA-Áustria, só recebeu elogios e palavras de estimulo. Ter a aprovação da DKA-Áustria é fundamental para nós, pelo respeito que temos a essa instituição, que nos apoia há tantos anos. E a primeira a acreditar em nossa Gente do Amanhã. Antes do almoço, li os e-mails da avaliação que o projeto recebeu da DKA-Áustria, com muitas palavras de incentivo aos jovens e ao coordenador Nicolas Raline. A partir daí a alegria foi total. Discutimos com nossos jovens as novidades do segundo ano do projeto que em breve vai começar com novos integrantes, além dos que já estão.

Um momento emocionante dessa confraternização foi à constatação de que nossos jovens estão muito felizes. Os budistas tem uma opinião sobre o sofrimento que compartilho: “O sofrimento faz parte da vida, algo que temos que aceitar e trabalhar internamente.” Nossos jovens enfrentaram muito cedo a perda de entes queridos – seus irmãos e irmãs desaparecidos – mas não se deixaram vencer pela dor. E nem de ir em busca da missão deles no mundo. Por mais dilacerante que seja o sofrimento, ele não pode paralisar a nossa vida.

Por Wal Ferrão
wal.ferrao@portalkids.org.br

Nenhum comentário: