03 outubro 2011

Deputada Andreia Zito anuncia: Rio de Janeiro terá delegacia especializada em desaparecimento


Com muita alegria, tomo conhecimento de que o Estado do Rio de Janeiro terá uma delegacia dedicada especificamente aos casos de crianças e adolescentes desaparecidos. A nova unidade foi garantida, no dia 14 de setembro, com a promulgação, pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Melo, da Lei 6.038/11. A satisfação é maior por se tratar do meu estado. O Rio de Janeiro estava defasado em relação a outras unidades da federação, como São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal, que já dispõem de delegacias especializadas na investigação desse tipo de crime.

Fico muito feliz com essa notícia, porque, em novembro do ano passado, apresentei na Câmara dos Deputados o relatório final da CPI sobre o Desaparecimento de Crianças e Adolescentes, e a principal conclusão foi de que o Estado não tem tratado o problema com a devida seriedade. Esse descaso começa, principalmente, com a falta de investimentos em delegacias especializadas – uma das principais recomendações feitas no relatório da CPI.

A delegacia especial ficará encarregada de fazer o registro, a investigação, a abertura de inquérito e todos os demais procedimentos policiais necessários para a localização da criança e do adolescente desaparecidos. Ela deverá possuir em seus quadros assistentes sociais treinados para o atendimento às famílias e, ainda, disponibilizar todos os meios necessários para o recebimento de informações sobre o paradeiro das crianças e dos adolescentes desaparecidos, via internet ou através de atendimento telefônico gratuito.

Essa é mais uma conquista das mães, da CPI e de todos aqueles que se comovem com esse drama. Agora vamos torcer para que o Governo do Estado coloque logo em funcionamento essa unidade, para que as famílias que procuram suas crianças e adolescentes desaparecidos possam se sentir amparadas na sua busca. Sabemos que, atualmente, são os parentes que fazem grande parte desse trabalho de investigação. Eles merecem o amparo do Estado.

Por Andreia Zito

Andreia Zito é deputada federal (PSDB-RJ) e foi relatora da CPI sobre o Desaparecimento de Crianças e Adolescentes. Na foto com as Mães do Brasil e com a presidenta do Portal Kids, Wal Ferrão.

Nenhum comentário: