29 março 2012

O Fracasso


Hoje li uma declaração do antropólogo Darcy Ribeiro que me deu alento:

“Fracassei em tudo o que tentei na vida.Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu"

A sensação de fracasso na causa da luta pelas crianças desaparecidas é nossa eterna companheira. Fracasso pelas crianças que não conseguimos resgatar, pela dor de suas famílias que não conseguimos aplacar, pelas autoridades que não conseguimos sensibilizar, pelos agressores impunes, por todas as injustiças cometidas contra as crianças. Mas, ao ler os pensamentos acima me dei conta que fracasso mesmo seria estarmos no lugar de quem nos venceu.

Por Wal Ferrão
wal.ferrao@portalkids.org.br

Na foto, reprodução da tela de Vincent Van Gogh, nascido na Holanda em 1853. Em vida vida o artista passou fome e frio, viveu em barracos, conheceu a miséria e vendeu apenas uma pintura. Mas em maio de 1990, uma de suas mais conhecidas obras, "O Retrato de Dr. Gachet", pintado 100 anos antes, mas precisamente em 1890, o ano de sua morte, foi comercializado por US$ 82,5 milhões.

Nenhum comentário: