05 maio 2013

A Inveja

 
A inveja é um sentimento que esteve sempre presente em minha vida. Tanto pessoal, como escolar e profissional. Sempre que me senti objeto da inveja alheia me questionava, impressionada, o motivo, já que, como todo mundo, sofria e me frustrava pelos desejos não realizados e as metas que não conseguia alcançar. Principalmente a tão buscada felicidade.
Também já senti inveja, mas confesso que foram poucas vezes. Não por ser perfeita. Muito pelo contrário! Ainda luto com o orgulho e a grande dificuldade que tenho de perdoar. Ambos  sentimentos que foram tão combatidos por Jesus a quem tanto admiro e me esforço por seguir os ensinamentos.
Inveja atrapalha não é? Atrapalha atividades e relações. E traz tanta infelicidade! Não só para a vida do invejado, como também para o invejoso. Inveja realmente tira a paz! Destroi relacionamentos e projetos profissionais.
Li recentemente que a inveja "é a dor de ver que alguém possui algo que você não tem. Suas raízes estão na vergonha causada pelo sentimento de inferioridade e pela impossibilidade de obter o que desejamos. A inveja trata de destruir aquele que provoca essa vergonha. É uma forma destrutiva de raiva. Ela simplesmente procura eliminar algo que lhe faz mal. A inveja não atrai nada de bom nem cura a vergonha de quem a experimenta - apenas a encobre com uma hostilidade vingativa. Ela só acaba se o invejoso sentir que pode obter o que deseja para deixar de se sentir inferior ou se o alvo da inveja for destruído. A inveja é uma emoção comum. Você já deve tê-la sentido várias vezes. Mas não acredite que magoar ou diminuir a pessoa que você inveja vai lhe trazer algum benefício. Você até poderá sentir um alívio temporário, mas sua vergonha vai permanecer dentro de você. A solução para a inveja nunca virá das tentativas de arruinar outra pessoa. Ela só pode vir pela cura da vergonha", diz o autor Mark W. Baker no livro "Como Deus Cura a Dor".
Acho que não sinto tanta inveja porque faz muito tempo me voltei para dentro e passei a buscar a felicidade tentando seguir meu próprio coração. Quando comecei a respeitar a minha felicidade independente da opinião alheia, passei a respeitar e torcer pela felicidade do outro. O único caminho é olhar no espelho da consciência e assumir o que nele vê. "Buscai a verdade e a verdade o libertará" ensinaram Jesus e Buda.

Por Wal Ferrão
wal.ferrao@portalkids.org.br

Na imagem, a Capela Sistina, situada no Palácio Apostólico do Vaticano em Roma. Confeccionada por imposição dos invejosos Rafael e Donate Bramante, que convenceram o Papa Júlio II a contratar o então jovem escultor Michelangelo a pintar a capela. A intenção dos escultores era destruir a carreira do artista, que não se considerava bom pintor. Mas o contrário aconteceu e Michelangelo criou não uma pintura, mas um verdadeiro tesouro cultural.

Nenhum comentário: