16 outubro 2013

Nova Parceria com Meu Filho Sumiu


Ontem fui com a Mãe do Brasil Raquel Gonçalves a première carioca do filme Os Suspeitos, de Denis Villeneuve e tendo Hugh Jackman e Jake Gyllenhaa como protagonistas. Foi o primeiro evento da parceria que o Portal Kids, pelo projeto Mães do Brasil, está iniciando com o projeto Meu Filho Sumiu, uma plataforma de divulgação de fotos de pessoas desaparecidas. O filme conta a história de um pai que leva o desespero pelo desaparecimento da filha, e de uma amiguinha dela, as últimas consequências. Acreditando que o policial encarregado de investigar o caso está desistindo de procurar a menina, ele sequestra e tortura um dos suspeitos, com o objetivo de fazê-lo confessar onde estão as crianças.

Exageros fictícios a parte, muitas situações experimentadas pelos familiares das meninas e pelo dedicado policial que as busca, estão ali representadas por quem, como eu e Raquel, tem essa vivência na vida real. É sempre doloroso assistir o próprio drama pela tela de cinema. Tanto para quem o vive na própria pele, como para quem com ele se envolve. Só recentemente tomei coragem de assistir ao filme Um Olhar do Paraíso, de Peter Jackson, que mostra a visão que uma menininha sequestrada e assassinada, interpretada por Saoirse Ronan, tem do paraíso, enquanto seus pais, na Terra, se desesperam com seu misterioso desaparecimento. Assisti a esse filme de minha casa, pela TV, e por várias vezes ameacei desligar o aparelho. Não consegui. Cheguei a passar mal com o desfecho do filme, acompanhando a dor pelo ponto de vista da criança vitimada.

Ontem, também tivemos reação semelhante ao constatar a impotência e o desespero da família do filme, a frustração do policial, os erros cometidos pelas autoridades e o passar implacável do tempo sem que as crianças apareçam.

“Você quer ir embora?” – perguntei a Raquel.

“Acho que sim” – respondeu, incomodada.

Nos questionamos, porém, se não ficaria indelicado com nossos parceiros tão gentis. Acabamos ficando, não só em respeito aos nossos novos parceiros, mas pela necessidade de entender o inexplicável: Por que diabos um ser humano tira uma criança do convívio de sua família causando tamanha devastação em tantas vidas?

Larissa, a filha de Raquel, sequestrada aos 11 anos, hoje está com 17. Seis anos, uma eternidade de dor e sofrimento. Depois de constatar isso, Raquel observou, comparando sua postura de vida com a do pai do filme:

“É Wal, perdi uma filha, mas conservei a dignidade e ganhei a mim mesma. Não foi uma troca justa, desejada, mas foi à única coisa que me restou.”

Na foto Raquel com o diretor do Meu Filho Sumiu, Bruno Neves e com Larissa, sempre no coração


Por Wal Ferrão
wal.ferrao@portalkids.org.br


Nenhum comentário: