21 novembro 2013

Nasce o Mães do Tocantins

   Ivanise, Wal e Zulmira no Palácio do Planalto em Brasília
Em 30 de outubro deste ano, fui, representando o Portal Kids, a um encontro com autoridades do Governo Federal buscando estabelecer um diálogo em busca de soluções para o enfrentamento do caso de desaparecimento de pessoas no Brasil. Na entrada do Palácio do Planalto, em Brasília, uma mulher sorridente veio ao meu encontro e me abraçou como se fossemos amigas de longa data. Zulmira Gonzaga Cardoso, que mora em Tocantins, já se comunicava comigo pelas redes sociais. Ela procura o filho Sérgio Leonardo, hoje com 28 anos, sequestrado quando tinha um ano e oito meses, em frente à porta da casa dos avós na cidade de Porto Nacional.

Por 26 anos Zulmira, além de mãe, se tornou detetive, advogada e militante da causa das crianças desaparecidas. Igualzinha às demais Mães do Brasil, grupo que é apoiado por nossa instituição. Vi nela a mesma luz e a mesma força de Tercília Frederico, a criadora das Mães do Brasil, no Rio e Ivanise Espiridião, a criadora das Mães da Sé, em São Paulo. Sugeri a Zulmira que montasse o movimento Mães do Tocantins e já me intitulei. De volta ao Rio, assumi o caso do filho dela e a incentivei a reunir mães e criar uma logo. Nasce o Mães do Tocantins que tenho a honra de apresentar aqui no Blog das Mães do Brasil. Nós do Rio te desejamos a mesma trajetória de luz, força e vitórias que conseguimos com o Mães do Brasil, querida Zulmira. Estamos juntas e de mãos dadas.







Para finalizar, gostaria dizer umas palavrinhas ao Sérgio, que hoje deve ter outro nome. A primeira criança que o Portal Kids localizou, no Rio, foi um rapaz que estava há 10 anos desaparecido, e a última, uma moça que estava desaparecida há 30 anos, em Brasília. Ambos inicialmente relutaram em fazer contato com as mães biológicas, por medo de serem separados da família que os acolheu e criou. Em ambos os casos, todos se tornaram uma grande família. Sua mãe só deseja poder te abraçar novamente, querido. Ela me garantiu que jamais se voltará contra a família que te deu o amor que ela foi impedida de dar. Entre em contato com nosso e-mail maesdobrasil@portalkids.org.br Nos ajude a promover esse abraço.

Por Wal Ferrão


wal.ferrao@portalkids.org.br

Nenhum comentário: