19 setembro 2014

Delegacia dos Desaparecidos será inaugurada no Rio

No ano de 2006, a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, situada em Brasília, esteve no Rio de Janeiro na pessoa do então Secretário Dr. José Hilário Nunes de Medeiros, a convite do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para participar de um seminário. A direção do Departamento nos apresentou o Secretário, que impressionado com a parceria entre o Portal Kids e a Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), aceitou criar a primeira Delegacia de Desaparecidos do Rio de Janeiro, que inicialmente funcionaria na UERJ, sob o comando do então delegado da DCAV, Dr. Leonardo Tumiati. Só que o delegado acabou afastado do cargo e o projeto da primeira especializada em desaparecimentos mais uma vez naufragou.

Foram muitas as tentativas. Ano passado conhecemos, apresentada por Ivanise Esperidião, Presidente das Mães da Sé de São Paulo, a Maria Jovita Vieira, mãe da Priscila Belfort, desaparecida há uma década, quando saiu do trabalho para almoçar e nunca mais foi encontrada. Jovita já estava com um projeto determinado de criação da delegacia. Fomos mais um de seus apoiadores. No próximo dia 22 a tão necessária, sonhada e esperada delegacia será criada. Não é mais uma delegacia, mas um projeto excelente, porque Jovita teve o cuidado de pesquisar e sugerir o melhor para esta unidade.

As necessidades e expectativas são muitas mas o momento é de comemorar. E não há maneira melhor de fazer isso lembrando dos filhos que não puderam voltar em função da falta de uma política de atendimento no Rio voltada para desaparecimento de pessoas. Por isso, até o dia 22 de setembro troque a foto do seu perfil nas redes sociais pela foto de um desaparecido. Mantenha a foto em seu perfil até o dia 27, que é uma data que todos os olhos, no Brasil, se voltam para as crianças, independente de motivação religiosa.

Nos álbuns de nossa instituição no facebook: www.facebook.com/ONGPORTALKIDS vocês encontra fotos dos desaparecidos, adultos e crianças, buscados por nós, inclusive de nossa saudosa Priscila. Vem comemorar essa vitória imensa com a gente. São 15 anos de um sonho que agora será realizado. E você participa da festa exibindo a foto de um desaparecido no seu mural.

#voltapriscila
#justicaparaamanda
#portalkids
#maesdobrasil




Nenhum comentário: