05 fevereiro 2018

Como identificar abuso sexual?

Novela "O Outro Lado do Paraíso", da TV Globo mostra a
dificuldade de identificar abuso sexual. Foto: Reprodução Instagram

Quem acompanha a novela ¨O Outro Lado do Paraíso", de Walcyr Carrasco, na TV Globo, pode constatar que a história da personagem Laura (Bella Piero) tem despertado atenção e sensibilizado. A jovem sofre pela dificuldade de viver uma relação sexual com o marido Rafael (Igor Angelkorte). Laura foi abusada na infância pelo padrasto Vinícius (Flávio Tolezani). Na trama, a personagem de Bella chegou a idade adulta sem que as pessoas que convivem com ela desconfiem do abuso. E você, seria capaz de identificar que uma criança que convive está sendo abusada?


Para facilitar, Gilberto Fernandes, diretor e psicólogo da ONG Mães do Brasil, especialista no tratamento de crianças abusadas, ajuda nessa identificação através da observação de alguns sinais no comportamento da criança.

Uma criança de até três anos reconhece seu órgão genital como um meio de urinar ou defecar. Se  começa a manipulá-lo de forma não compatível com sua idade (tocando os órgãos genitais de forma constante ou enfiando o dedo) pode ser um sinal de que foi ou está sendo tocada por um adulto desta forma, alerta o psicólogo. A criança também pode demonstrar o abuso através de desenhos onde reproduz órgãos genitais ou o próprio ato sexual, lembra Gilberto.

Criança que passa a querer ficar trancada em casa, evita a companhia de algum adulto que com ela more ou convive, dá preferência a blusas de manga comprida ou calças compridas para dormir, são outros sinais que precisam ser atentamente observados na opinião do especialista.

Regressão de comportamento, como voltar a urinar na cama, chupar dedo ou chupeta são questões que merecem atenção, assim como alterações de humor: agressividade, retraimento, vergonha excessiva, medo, pânico, depressão. Na escola pode apresentar dificuldade de concentração e queda de rendimento nos estudos.

Doenças sem causa aparente, como vômitos, dor de cabeça, de estomago; e físicas, como infecções e irritações nos órgãos genitais devem ser imediatamente comunicadas ao pediatra.

No caso de desconfiança, como abordar a criança? Acompanhe nossos artigos sobre o tema.

Nenhum comentário: