25 abril 2019

Linha cortante mata


Muita gente só se dá conta do perigo das “linhas cortantes” - como são denominadas as linhas usadas para cortar pipas - quando se torna vítima delas. Recentemente, um caso chegou a público causando espanto e horror. O da menina carioca Eloah Macedo, de 8 anos, que precisou amputar a perna direita quando, em companhia da mãe, Vanessa Macedo, atravessava uma passarela da Avenida Brasil, na altura de Realengo, Zona Oeste do Rio. O membro precisou ser amputado porque a linha atingiu a veia femural da criança.
O risco de atingir uma veia, decepar um membro ou morrer em consequência de uma degola é comum na vida de ciclistas e motociclistas. A antena, que passou a ser obrigatória para quem trafega de moto, não preserva a vida do motociclista, já que a linha tem o poder de cortá-la. Buscando proibir e criminalizar a fabricação e comercialização do produto, o grupo de motociclistas do Rio de Janeiro, Imortais, do qual Ary Ferrão, voluntário da Mães do Brasil faz parte, realiza inúmeras ações de conscientização. 

"A maioria das pessoas não têm consciência do quanto essas linhas são perigosas. Assim como aconteceu com a menina e sua mãe, que não viram a linha no momento em que atravessavam a passarela é impossível evitar ser atingido porque, esticada, fica invisívei. E corta tudo o que vê pela frente", esclarece o presidente do Imortais, José Paiva.
“A menina, por exemplo, estava andando a pé e não na velocidade que um ciclista ou motociclista atingem. Mesmo assim foi gravemente ferida”, alerta Paiva.
Segundo o presidente, são os adultos que lidam com essas linhas para competir entre si, e não os adolescentes.
“Não somos contra as pipas e sim contra essas linhas. Há competições que não prejudicam a vida das pessoas, como as pipas artísticas, por exemplo. Antes, tínhamos um telefone para denúncias e contávamos com o apoio da Polícia Civil para combatê-las. Perdemos essa ajuda e gostaríamos de retomar esse apoio”, pede Paiva.
Fica aí o alerta às autoridades. Resolvemos apoiar a campanha dos Imortais. Toda a semana eles deixarão um alerta em nossas redes sociais e contamos com o seu compartilhamento. Use a #linhacortantemata.

Nenhum comentário: