31 julho 2019

Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas



Ontem, a presidente da Mães do Brasil, Wal Ferrão esteve na EMERJ para participar de mais um Fórum Permanente promovido pela Escola de Magistratura do Rio de Janeiro, dessa vez para destacar o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. A convite da Juíza Adriana Ramos de Mello, a presidente encerrou o encontro, que reuniu magistrados, procuradores, defensores estaduais e federais, além de representantes do governo do Estado do Rio, como a coordenadora de Desaparecidos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jovita Belfort. A coordenadora, que por anos foi uma das lideranças da Mães do Brasil, relembrou com Wal a luta das mães que tiveram filhos traficados e os casos solucionados através da instituição. Apesar disso, o tráfico de pessoas ainda é a terceira mais rentável atividade ilícita no mundo, só perdendo para o tráfico de armas e de drogas.

“Eu represento todas as mães em uma só, mães que sofrem, adoecem e como eu enterram filhos todos os dias, vivem um luto eterno sem saber onde estão”, emocionou-se Jovita.

Wal citou a importância de ouvir, da delegada da Polícia Federal, Paula Mary Reis de Albuquerque, resultados de investigações sobre tráfico de pessoas e de órgãos humanos, que a ONG começou a denunciar há 20 anos, mas na época nenhuma autoridade deu crédito. Por isso Wal Ferrão realizou investigações jornalísticas, correu risco de vida, conseguindo provar a existência do tráfico de pessoas no Brasil e resgatar vítimas, com o apoio da Juíza Adriana Ramos de Mello, que oferece total apoio aos trabalhos da ONG.

Assista um registro em vídeo no evento em nosso canal e nos siga: https://www.youtube.com/watch?v=LkOfskA67kw

Nenhum comentário: