28 abril 2006

Paz no Trânsito


Hoje, Leonardo Corrêa Dias da Cruz faria aniversário. Em novembro do ano passado Léo, como era mais conhecido, estava fazendo um serviço temporário como "Papa Fila" da Linha Amarela, no Rio de Janeiro. Seu turno já tinha acabado, mas ele voltou ao trabalho para assumir o lugar de uma amiga que estava grávida e se sentindo mal. Um motorista, que segundo depoimento das testemunhas, dirigia em alta velocidade e embriagado, atropelou Léo. O impacto foi tão forte que ele foi arremessado a uma altura de cinco metros, indo colidir com o vidro da cabine do pedágio. Léo morreu na hora.
Tenho curiosidade de saber como está a vida de seu atropelador? Se ele se tornou um motorista mais consciente? Se pensa na vida que ele tirou? Na vida de Léo. Se pensa na família de Léo, sua mãe, pai, noiva, irmãos, cunhados, sobrinhos, tios, primos e amigos? Será que ele pensa em como será o dia de hoje para nós, seus parentes? Como foi nosso Natal? A virada do ano sem o Léo? Como têm sido os almoços em família? Como é entrar na casa de Léo e sentir o impacto de sua ausência? Entrar no quarto que a mãe dele não tem coragem de desfazer e está do jeito que ele deixou?
Espero sinceramente ver o atropelador sentar no banco dos réus e responder pelo crime que cometeu.
"É injusto demais, tem que ter Justiça!", disse Gabriela, de nove anos, a sobrinha de Léo, quando soube por mim o que tinha acontecido.
Gabriela montou o movimento Paz no Trânsito. Um movimento que procura conscientizar motoristas a dirigirem com mais responsabilidade. Léo, pelo que a gente conhece dele, adoraria esta foto. Ele gostava de ver gente feliz e em paz!

Gabriela, no centro da foto, na primeira reunião do movimento Paz no Trânsito, formado por amigos e familiares de Leonardo. Enviem para o e-mail deste blog sugestões para um trânsito mais seguro. Transformaremos as sugestões num manifesto.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito triste o fato de hoje ser o aniversário do Léo, e não termos ele aki conosco para comemorar. Infelizmente ele partiu, por causa de uma pessoa que do meu ponto de vista é um irresponsável entre outras coisas que não mencionarei aqui. Contente ficarei quando puder ver esse irresponsável atrás das grades, e feliz ficaria se pudesse ver o Léo aqui hoje no aniversário dele, feliz com a mãe que chora todos os dias a falta que ele faz!

Anônimo disse...

Gostaria de deixar aqui, o site que é atualizado semanalmente com fotos da vida do Léo, para que pessoas que o conhecia, matem saudades e recordem sempre dele
o site: www.flogao.com.br/parasempreleo

Um grande abraço a todos

Anônimo disse...

É triste ver a vida de nossas crianças e jovens serem perdidas devido a irresponsabilidade e maldade de seres que não deveriam ser chamados de humanos...

Que só as lemranças alegres desse filho amado possam encher o coração dos pais e familiares aliviando assim a dor da perda

Fiquem com Deus.

Equipe disse...

Agradeço em meu nome, em nome das Mães do Brasil e em nome da equipe do Portal Kids. Gostaria de dedicar esse prêmio ao meu primo Léo (in memorian), minha tia Valéria, mãe dele, minha prima Adriana, irmã do Léo, a todas as crianças que desejamos encontrar e a todas as pessoas que de um modo ou de outro ajudam este trabalho.