14 maio 2006

Dia das Mães


A cada ano, muitos simpatizantes do movimento Mães do Brasil procuram para saber se haverá algum evento para marcar o dia das mães. Nunca fizemos. É uma data delicada.
Recentemente, a novela Prova de Amor, da Rede Record mostrou a cena do reencontro de duas mães com suas filhas seqüestradas. Emocionante a cena escrita pelo autor Tiago Santiago.
Em dezembro de 2005, Tiago compareceu a um evento de Natal que o Portal Kids realizou. Estávamos muito sensibilizados porque ossadas de oito meninas haviam sido encontradas e poderiam ser das meninas seqüestradas que procuramos. Não tinha clima para comemoração. Mas as Mães do Brasil, sabendo como era importante para as alunas do curso de Culinária para Festa aquela confraternização, optaram por mantê-la. Tiago foi um amor, muito solidário com as mães.
Na última sexta-feira vem a público a notícia de que o assassino de seu irmão Bernardo, que morreu em 2002, aos 18 anos, ganhou do Superior Tribunal de Justiça o direito de cumprir em regime de progressão de pena, depois de apenas quatro anos de regime fechado, dos 19 anos que pegou por crime doloso, duplamente qualificado. Detalhe, Bernardo não foi a primeira vítima fatal do assassino.
Parece que a Justiça brasileira foi feita para favorecer os criminosos como esse Tiago Barbosa Miranda, que assassinou Bernardo, os Guilhermes de Páduas da vida, as Paulas Tomás, que também pegaram 19 anos pelo assassinato de Daniela Perez, filha da autora Glória Perez, que tanto fez pelas mães das crianças desaparecidas, e estão nas ruas, beneficiados pela progressão de pena. É tão vergonhoso que esses assassinos estejam soltos e mães como Glória e Emília Hortência Souza Santiago, mãe do Tiago e do Bernardo Santiago, sofrendo a dor da perda e da impotência dessa Justiça que põem em liberdade pessoas que cometeram crimes tão hediondos.
Hoje, queríamos que Tiago Santiago soubesse que em nosso coração existe o mesmo sentimento de solidariedade que ele demonstrou por nós naquele dia, e principalmente, oferecer o mesmo que ele nos ofereceu, dando voz as Mães dos Brasil, para pedir investigação de qualidade para os filhos desaparecidos. Tiago nos convidou para gravar uma cena na novela, abriu o microfone para as mães, sem a mínima censura. Foi muito corajoso! Por isso deixamos aqui registrado o nosso protesto, o nosso sentimento de dor, pelo assassino de Bernardo Santiago estar nas ruas, como se a vida preciosa que ele tirou não tivesse a mínima importância.

Mães do Brasil no dia da gravação da cena nos estúdios da Recnov, em Vargem Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. Brincando, todo mundo se reuniu num abração para o Tiago Santiago. A foto foi gentilmente cedida pela divulgação da Record.

Nenhum comentário: