29 agosto 2006

Reprodução da matéria do Jornal Hoje


Elas se uniram em busca de um único objetivo: ter notícias dos filhos desaparecidos. O grupo Mães do Brasil foi criado no Rio de Janeiro há sete anos e agora conta com o apoio do Criança Esperança, um projeto da TV Globo em parceria com a Unesco.
Crianças desapareceram deixando para trás famílias desestruturadas pelo desespero. Algumas crianças foram seqüestradas, outras simplesmente sumiram e ninguém sabe por quê.
“Tudo que a gente podia fazer a gente fez. A gente foi em delegacia, foi em hospital, em necrotério, e nada”, lamenta a mãe, Diana Soares da Silva.
As Mães do Brasil buscam seus filhos desaparecidos e também procuram ajuda psicológica para enfrentar a dor da perda. Elas formam um grupo de auto-ajuda que se reúne toda semana com as coordenadoras do programa de apoio.
O filho de dona Tercília Frederico desapareceu há 14 anos. Ela é fundadora desse movimento e conhece as dificuldades comuns a todas estas mães. A primeira é a discriminação dos outros: ”Nós temos que levantar e mostrar pra sociedade que somos mães de crianças que foram levadas, não foram crianças abandonadas, porque tem crianças abandonadas pela mãe, mas as nossas não foram”.
O movimento é amparado pelo Portal Kids, que denuncia abusos e violações dos direitos da infância e da juventude. Cerca de 70 crianças já foram localizadas em todo o país a partir de investigações da polícia e avisos de pessoas que viram as fotos dos meninos.
“O nosso foco é conseguir apoio do Ministério Público, da polícia, que é fundamental. Esse ano nós vamos trabalhar na criação de uma delegacia especializada”, conta a organizadora Wal Ferrão.
“A gente tem o direito de ter nosso filho vivo, mas também a gente tem o direito de, se estiver morto, de chorar, de enterrar o nosso filho. Vivo ou morto, a gente quer uma solução e que nosso filho apareça”, desabafa Diana Soares da Silva.
Veja como fazer sua doação ao Criança Esperança:
Para doar sete reais, ligue 0500.2006.007
Para doar quinze reais, ligue 0500.2006.015
Para doar trinta reais, ligue 0500.2006.030
Para garantir a doação, é preciso ouvir a mensagem até o fim. Para doar outros valores, acesse o site do projeto. Os brasileiros que vivem no exterior só poderão doar pela internet.

Nenhum comentário: