08 fevereiro 2007

Coordenadora do Culinária para Festa ganha lição das Mães do Brasil


Um dos maiores presentes da vida da auxiliar de enfermagem Cátia Regina Nascimento Costa, de 35 anos, foi ter convivido com a avó Virgulina, que morreu quando ela ainda era adolescente. Dona Virgulina era uma exímia cozinheira. Seu talento a tornou requisitada na casa de várias pessoas em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. Mas foi na cozinha da casa da avó que Cátia passou as melhores horas de sua juventude. Era lá que a hoje auxiliar de enfermagem, casada e mãe de três filhos adolescentes, aprendeu boa parte dos truques culinários de dona Virgulina.

Esse aprendizado deu a Cátia a capacidade de se tornar à coordenadora do projeto Culinária para Festa, desenvolvido pelo Portal Kids com o apoio da DKA-Áustria e do Fundo Angela Borba de Recursos para Mulheres. “Tomei conhecimento do trabalho da ONG através de ouvir a Wal Ferrão falar sobre as Mães do Brasil com tanta paixão”, lembra Cátia. “Fiquei curiosa de ver como era o trabalho e ao saber do curso de culinária oferecido às mulheres de comunidades, entre elas, algumas das mães das crianças desaparecidas, me ofereci para participar, uma vez que também já fiz bolo para fora”.

Antes de estudar enfermagem, a neta de Virgulina trabalhava numa loja de roupas infantis num shopping do Rio de Janeiro. Paralelo ao trabalho do comércio, ela também fazia bolos sob encomenda. “Ao participar do Culinária para Festa, senti que podia doar um pouco do meu conhecimento para essas mães que tentavam encontrar ali um meio de superar a dor da perda dos filhos”. No entanto, foi Cátia quem mais aprendeu com elas. “Aprendi que quando a gente olha o problema da outra pessoa, os nossos problemas se tornam pequenos. O que mais me deixa feliz é acompanhar a evolução delas ao longo do curso. Muitas chegam arrasadas, sem esperança e, com as aulas e o aprendizado, vão ganhando alegria de viver e vontade de vencer. Isso sim é que é lição de vida!” (Foto: Fundo Angela Borba de Recursos para Mulheres)

Por Luciana Tecidio
luciana.tecidio@portalkids.org.br

Nenhum comentário: