16 junho 2007

Do banco da sala de aula para frente do quadro negro


Cristiane Nascimento, integrante das Mães do Brasil que teve sua filha Amanda, nove anos, seqüestrada e morta em 2002, é hoje o maior exemplo de que a fé, a força e a vontade de vencer transformam a vida.

Na quinta-feira, 07 de junho, Cristiane estreou como professora, ministrando uma oficina de velas artesanais no projeto Culinária para Festa, que conta com o apoio da agência internacional DKA-Áustria. Antes, Cristiane havia sido aluna da oficina de culinária, onde descobriu o dom de fazer bolos artesanais. Com a técnica, passou a aceitar encomendas para aniversários e casamentos. “Além do bolo, também estou fazendo velas para fora. Tinha feito esse curso antes da morte da minha filha. Um dia, quando a Amanda apareceu em sonho para mim, decidi também comercializá-las”, conta.

No sonho, Amanda presenteia Cristiane com uma vela em forma de luminária. Dias depois, quando foi acompanhar uma amiga numa loja de venda de produtos artesanais, Cristiane parou no departamento de velas e, ao lembrar do sonho com a filha, decidiu comprar o material para prepará-las. “Em casa reproduzi a luminária que a Amanda havia me dado. Entendi com o sonho que esse era um outro caminho que deveria seguir”.

Desde então as encomendas das velas não param e Cristiane até pensa em exportar suas velas para os Estados Unidos. Isso porque uma comerciante americana, Cristiane Haire, foi convidada pelo Portal Kids para assistir a aula inaugural e levará uma mostra das velas para tentar comercializá-las no exterior. Com o aumento de trabalho, Cristiane montou o Ateliê Amanda e contratou uma ajudante para auxiliá-la no preparo das peças.

A nova Cristiane é motivo de orgulho para Cátia Regina Mello, sua ex-professora da oficina de bolos e que se tornou sua aluna no curso de velas. “Conheci uma Cristiane depressiva e hoje, a vejo reerguida. Ela se tornou uma empresária. Cristiane é uma motivação muito grande, exemplo de força para as outras mães”, orgulha-se Cátia

Wal Ferrão, presidenta do Portal Kids, que compareceu a primeira aula da professora Cristiane, avalia: “Foi um momento muito emocionante vê-la se iniciando como professora. Cristiane é uma vencedora, um ser humano admirável. Antes da aula eu disse as alunas que poderia defini-la como uma mulher forte, um exemplo de vida, mas preferi ressaltar a capacidade de amor que ela tem. Esse amor pela Amanda que marca cada ato da vida dela. Esse amor é indestrutível, ninguém nunca vai conseguir matar. O amor pela Amanda ilumina a vida da Cristiane e agora a vida de todas nós”, finaliza.

Por Luciana Tecidio
luciana.tecidio@portalkids.org.br

Nenhum comentário: