03 junho 2007

Estudiosa das Mães da Plaza de Mayo se une as Mães do Brasil



Há quatro anos a professora Fernanda de Aragão Ponzio, de 26 anos, vem se dedicando a tese sobre o movimento Mães da Plaza de Mayo, que faz para o curso de Doutorado em Literatura Comparada, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O movimento que surgiu há 30 anos na Argentina reúne na ‘Plaza de Mayo’ – uma praça localizada em frente à sede do governo da Argentina, a Casa Rosa -, 80 mães que perderam seus filhos com o regime militar na época da ditadura daquele país. Se reunir foi à forma que elas encontraram para se solidarizar e protestar contra o fim trágico de seus filhos assassinados brutalmente pelo regime.

Disposta a conhecer um movimento de mães no nosso país, Fernanda chegou até as Mães do Brasil. “Na Argentina o movimento das Mães da Plaza de Mayo se tornou uma luta social em combate ao desemprego e outros problemas”, explica a professora que esteve na Argentina na comemoração dos 30 anos do movimento(veja as fotos).

No sábado, 26 de maio, Fernanda abriu o ciclo de palestras que o projeto Mães do Brasil irá promover ao longo do ano com o apoio do Críança Esperança, projeto da TV Globo em parceria com a Unesco. Reunindo jornalistas, policiais, juízes, o objetivo do ciclo de palestras é aproximar as mães e os profissionais envolvidos no combate ao desaparecimento de crianças.

Na ocasião, a professora falou sobre os seus estudos e o envolvimento com as mães argentinas cujo lema é: “A luta que se perde é a que se abandona”. Ao fazer uma comparação com as mães argentinas e as brasileiras, a constatação de Fernanda Ponzio é: “As integrantes das Mães do Brasil são mulheres de extremo amor em busca de verdades que encontram no trabalho do Portal Kids o apoio e o remédio para sua luta. É um trabalho que dá força para elas conseguirem seguir vivendo”.

Por Luciana Tecidio
luciana.tecidio@portalkids.org.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou cearense, 48 anos, em 1990 tive um filho com meu namorado argentino, chamado Andrezz Consulich e morava em La Plata, cidade universitária a 30 min de Buenos Aires,cursava odontologia e ensinava geografia em um colegio na mesma cidade e desde dessa epoca perdi o contacto com ele.Hoje meu filho tem 17 anos e não conhece o pai e queriamos muito encontra-lo.
O meu e-mail é lucienesimoes@hotmail.com