14 agosto 2008

Parlamento Jovem recebe inscrições

O Parlamento Jovem Brasileiro, promovido pela Câmara dos Deputados, já abriu as inscrições para sua quinta edição. O encontro, marcado para 10 a 14 de novembro, permitirá que 78 alunos de escolas públicas e particulares tenham uma experiência do processo democrático, com a participação em uma jornada parlamentar que inclui apresentação de projetos e emendas, debates e votação nas comissões e no plenário.

Para o presidente do Parlamento Jovem de 2007, Johnny Silva Borges, de 20 anos, a oportunidade de ser deputado por uma semana é única e extraordinária. “Vi que políticos trabalham muito; que a política é necessária para a sociedade e ainda aprendi a escolher melhor meus representantes”, explica. “Recomendo que os deputados do Parlamento Jovem de 2008 aproveitem todos os momentos, pois essa experiência ficará para sempre em suas vidas.”

Inscrições

Podem se inscrever alunos matriculados no ensino médio, com idade entre 16 e 22 anos, bom desempenho escolar e participação ativa no colegiado ou em atividades de voluntariado. Os deputados jovens serão pré-selecionados até 26 de setembro pelas Secretarias de Educação dos respectivos estados, por meio da apresentação de um projeto de lei.

O projeto de lei deverá ser apresentado para diretoria de sua escola, com temas nas seguintes áreas: Agricultura e Meio-Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Por causa das comemorações dos 20 anos da Constituição Federal, projetos de lei complementar à Constituição terão maior chance de aprovação.

Seleção

Após a seleção nos estados, o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) encaminhará os projetos à Câmara dos Deputados, onde uma comissão, formada por servidores da área legislativa, definirá os participantes. O resultado da seleção será divulgado em 15 de outubro.

O número de trabalhos selecionados em cada estado será proporcional à representação das bancadas dos deputados federais. Os gastos com hospedagem, alimentação e transporte dos estudantes selecionados para participar do evento são custeadas pela Câmara.

Outras informações podem ser obtidas no portal da Câmara (www.camara.gov.br) ou pelo telefone 0800-619-619. Para conferir a programação do evento, acesse http://www2.camara.gov.br/eventos/parlamento-jovem-2008/programacao.

Nenhum comentário: