01 dezembro 2008

Delegacia Especializada em Desaparecimento Já!

“Gostaria de saber que providências foram tomadas em relação à ocorrência de subtração de incapaz realizada pela genitora de um menino de nove anos a duas semanas? Ela relata que a criança está sofrendo maus tratos...”

“Vou chamar o pai - sem o menor aqui - para prestar depoimento...”

“Mas que providências foram tomadas?”

“Tenho outras coisas para fazer, não é só esse caso não. Minha linda, vem aqui amanhã que a gente conversa...”

O diálogo em questão foi travado nesta data pela presidente do Portal Kids Wal Ferrão e o policial responsável pelo caso numa delegacia de Polícia Civil do Rio de Janeiro. Quando o policial desligou o telefone sem se despedir Wal imediatamente relatou o acontecido através de ofício ao Secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame, ao delegado titular da DP em questão e outras autoridades que estiveram presentes ao debate público realizado na Câmara Municipal no último dia 25 de novembro para discutir "Projetos e Ações no Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes".

Situações como essa são vividas com freqüência pelas mães de crianças desaparecidas e seqüestradas e também pela instituição. Tal como costuma proceder, também hoje Wal reencaminhou a denúncia diretamente a titular da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), Dra. Renata Teixeira, mas desta vez resolveu participar às autoridades o tratamento dado ao caso na DP em que a mãe da criança fez o registro de ocorrência.

“Julguei oportuno relatar ao Secretário e demais autoridades o ocorrido já que amanhã acontece o II Encontro Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos e que terá como proposta principal: ‘O que precisamos fazer para proteger e alcançar maior efetividade nos resultados diante de tantos casos de crianças e adolescentes que desaparecem diariamente de seus lares?’ Acreditamos que a melhora na política de atendimento parte também de pequenas iniciativas como essa, mas uma delegacia especializada em desaparecimentos no Rio de Janeiro, com policiais preparados e treinados para este fim, seria o ideal. A prova é que depois do ocorrido com o policial encaminhei a denúncia a Dra. Renata que imediatamente se prontificou a tomar as medidas de proteção ao menor. Dra Renata foi muito respeitosa, demonstrou muito empenho em resolver, ela é capacitada para este tipo de atendimento. Respeito e comprometimento das autoridades é tudo o que as mães e seus filhos precisam”, finaliza Wal.

Nenhum comentário: