30 abril 2009

Colégio no Rio faz palestra sobre bullying

André Arteche, 24 anos, que vive o indiano Indra, na novela Caminho das Índias, da TV Globo, vai dar uma palestra sobre um problema que seu personagem conhece bem: o bullying. A palestra acontece no próximo dia 04 de maior no Colégio Notre Dame, Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. Na novela, o personagem sofre preconceito na escola por ser indiano e é perseguido e agredido por Zeca (papel de Duda Nagle) e seus amigos. Durante o evento, o ator vai dar a sua visão sobre esse problema e falar sobre o blog que foi criado para a novela, no qual pessoas que se identificam com Indra também fazem seu desabafo. A palestra, voltada para alunos de 11 a 13 anos, acontecerá no auditório do colégio, às 10h30. O delegado Fernando Vila Pouca, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, falará sobre cyber bullying e o que é considerado crime. O colégio já vem trabalhando contra esse tipo de violência desde o início de 2008.

Para coibir o bullying, a escola elaborou um manual, distribuído a todos os professores, que traz orientações a respeito do problema e orientações sobre como evitá-lo e combatê-lo. Os alunos também receberam material com instruções de combate e prevenção de bullying. O assunto foi abordado nas salas de aula por professores de todas as disciplinas.

“A mudança no comportamento das crianças é visível. Desde que começamos o trabalho, passaram a procurar mais pelo serviço de orientação educacional e começamos a receber algumas queixas que antes não chegavam até nós”, explica Júlia Lázaro, orientadora educacional do colégio Notre Dame.

O sucesso do projeto também pode ser medido em números. O Notre Dame registrou uma grande redução na incidência de comportamentos socialmente inadequados repetitivos, o chamado bullying. Em 2007, 39,4% dos estudantes relataram receber apelidos. Esse número, no final de 2008, caiu para 11,5%, uma redução de 70,81%. Além disso, antes de haver essa iniciativa, 10,1% dos alunos afirmaram que não queriam voltar à escola depois de sofrerem bullying. Esse número caiu para 2,1%. A escola ainda conseguiu zerar o número de alunos que ficavam assustados quando eram vítimas dessa agressão, as ameaças feitas por e-mail e, também, os danos materiais causados pelo bullying.

Neste ano, a campanha antibullying deu origem ao Projeto “Gentileza Gerando Gentileza”, que tem o objetivo de resgatar atitudes positivas nos jovens de hoje. Em vez de continuar abordando o que não se deve fazer, o novo projeto apresenta um caminho inverso, mostrando aos estudantes o que se deve fazer para cultivar relações sociais mais saudáveis.

Os alunos conheceram a obra do Profeta Gentileza, que espalhou mensagens e atos gentis pela cidade do Rio de Janeiro, ficando conhecido nacionalmente por suas atitudes. Estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio receberam um botom alusivo à campanha e estão expressando sua gentileza através de murais, textos, criações artísticas e, claro, muitos atos de gentileza.

Nenhum comentário: