04 agosto 2010

Motorista de ônibus dá exemplo no Rio de Janeiro


Hoje presenciei uma cena e tanto num ônibus em que eu estava no Rio de Janeiro. Uma mãe entrou com o filho recém nascido no colo e parou diante de um rapaz, jovem por sinal, sentado em uma das poltronas amarelas, que aqui na cidade são destinadas a gestantes, mães com filhos no colo, idosos e deficientes físicos. Ao ver que o rapaz não cedeu o lugar para a mãe com a criança, o motorista parou no ponto e solicitou:

“Peço ao passageiro que respeite a lei e deixe essa senhora com o bebê no colo ocupar o lugar do banco amarelo. É um direito dela garantido por lei. Enquanto a lei não for cumprida, não saio com o carro do ponto!”

O rapaz levantou, lógico! Não resisti e parabenizei o motorista por sua atitude, um exemplo de cidadania. Todos os dias minha tia, de mais de 65 anos e que está com um problema nas pernas que não lhe permite ficar muito tempo em pé, puxa seu vale idoso e faz valer o seu direito. Os passageiros ou fingem que estão dormindo ou levantam mal humorados. Outro dia ela me contou que um rapaz se recusou a ceder o lugar para ela. E o motorista não tomou uma atitude semelhante. Todos os motoristas deveriam agir assim, vocês não acham?

Aproveite e consulte a lei sobre o transporte coletivo no link:

http://www.senado.gov.br/senado/conleg/idoso/assunto/transportecoletivo.html

Por Wal Ferrão
wal.ferrao@portakids.org.br

Nenhum comentário: