26 fevereiro 2011

Liberdade

Hoje fui até ao consultório do psicólogo do Portal Kids, Gilberto Fernandes da Silva, para junto com ele conversar com uma das Mães do Brasil e agora também, mãe de um dos jovens do projeto Gente do Amanhã, que está sendo desenvolvido com o apoio da DKA-Áustria. Este projeto tem alcançado resultados muito positivos e muito além do que era esperado pela equipe da nossa instituição. Que poder tem a felicidade, a alegria, o autoconhecimento e o acesso a cultura, a arte e ao belo. Estamos todos muito realizados, com aquele sentimento tão raro de liberdade do espírito que é buscado por todo o ser humano.

Antes de começar o atendimento do Dr. Gilberto com os jovens, fiz questão de registrar com minha câmera as carinhas felizes de quem já estava no consultório. Felicidade faz bem, deixa a alma leve, em estado de êxtase.

Para muitos a liberdade assusta. Por que junto com ela vem o questionamento, mudanças afloram. A liberdade é a verdadeira revolução. Nesse projeto estamos em busca da verdade da vida de cada jovem. ”Para chegarmos a verdade é preciso muito amor e uma profunda consciência do relacionamento do homem com todas as coisas. A procura da verdade é a verdadeira religião e nossa única salvação.” Coincidentemente li este trecho hoje do livro Pense Nisso, do indiano Jiddu Krishamurti, um de meus autores preferidos. Gilberto comentou com os meninos que o atendimento psicológico costuma assustar muita gente, o que não é o caso dos nossos jovens. Eles já adiaram alguns encontros de lazer para fazer atendimentos seguidos no projeto. Concordei com Gilberto que a ilusão é mais prazerosa que a verdade, mas só a verdade liberta. Depois de flagrar as cenas de felicidade explícita, deixei os jovens em mais uma sessão de autoconhecimento. Voltei para casa cheia de esperança. Esperança de que o amanhã vai ser melhor.

Por Wal Ferrão
wal.ferrao@portalkids.org.br

Nenhum comentário: