02 abril 2011

Juventude Interrompida


Hoje os jovens do projeto Gente do Amanhã irão ao teatro. O que para muitos pode ser um programa já comum, para eles tem um sabor todo especial de superação, transgressão e principalmente, liberdade. Há muito eu procurava um espetáculo que os meninos (as) pudessem ir à tarde. Difícil porque neste horário a maioria das peças tem temática infantil. Muitos adolescentes que participam do projeto estão saindo sem a companhia dos pais pela primeira vez. Se para uma mãe "comum" já é difícil encarar a necessidade de independência do adolescente, que dirá para uma mãe que teve um filho desaparecido ou sequestrado. Os demais crescem superprotegidos pelo medo e pelo trauma da dor.

Algumas mães estão muito mexidas com os resultados do projeto. Os filhos estão mais soltos e alegres, o que chega a ser uma afronta ao coração da mãe que chora pelo outro filho que está longe de casa, sabe lá Deus onde e sabe lá Deus enfrentando que tipo de sofrimento. Uma mãe me disse uma vez que o mais dilacerante do Natal é entrar na loja de brinquedos e comprar o presente do filho que ficou. Imagine o que é para uma mãe ouvir o filho que ficou pedir festa de aniversário estando o outro desaparecido? Mas a vida continua, a vida se impõe. Mesmo cheia de culpa e dor, a mãe precisa entender a necessidade de liberdade e felicidade do filho que ficou.

Há duas semanas recebi o release do espetáculo R&J de Shakespeare Juventude Interrompida. Atraída pela qualidade do espetáculo, entrei em contato com a produção que gentilmente cedeu os ingressos para o Gente do Amanhã fazer o primeiro contato com a magia do palco. O texto fala de jovens que usam a arte para escapar da repressão que lhes é imposta. Que momento inesquecível será essa primeira ida ao teatro para os jovens do Gente do Amanhã. Cheia de pena, tive que cortar a ida dos menores. Conversei com o Nicolas Raline, coordenador do projeto. Ele, que vivenciou na pele o quanto é difícil sair para a vida depois de vivenciar o trauma da perda, também achou melhor, para o equilibrio de suas mães, que os mais novinhos fiquem em casa. Mas, não fiquem tristes, meus pequenos. A magia do teatro também vai chegar para vocês.

Por Wal Ferrão
wal.ferrao@portalkids.org.br


Nota: Em nome de toda equipe do Portal Kids e das Mães do Brasil agradeço a produção da peça R&J de Shakespeare Juventude Interrompida pela oportunidade oferecida aos jovens do Gente do Amanhã.

2 comentários:

Unknown disse...

hi there. nice work. i do not understand portougese that much but still good blog. keep up the good work.

http://fruitychew.blogspot.com/

beijos

Mães do Brasil disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.