21 janeiro 2014

Você sabe o que fazer ao reconhecer uma pessoa desaparecida?

No dia 2 de janeiro deste ano o Portal Kids recebeu, através de suas redes sociais, um pedido de ajuda de dois denunciantes que se encontravam numa praia em Santa Catarina. Eles reconheceram uma criança desaparecida e pediram instruções de como proceder. Inicialmente, sem saber de quem se tratava a criança, os denunciantes foram orientados por nós a fazer um registro da imagem do menor, através da câmara do celular e nos enviar através de mensagem. Reconhecida a identidade da criança, mesmo não se tratando de um caso cuidado por nossa instituição, instruímos os denunciantes que tentassem achar um policial na praia ou acionar a Policia Militar (PM). Como não obtiveram êxito com nenhuma das alternativas, nossa instrução foi que os denunciantes, sem risco para suas integridades e sem chamar atenção, descobrissem o endereço ou placa de carro dos adultos que acompanhavam a criança. Enquanto isso, do Rio de Janeiro, fizemos contato com o Sicride, que cuida do caso, fazendo o encaminhamento da denúncia. O passo seguinte foi entrar em contato com a família da criança desaparecida, para que a mesma analisasse a foto enviada à polícia, o que foi feito.

Durante duas semanas o Portal Kids acompanhou o desenrolar da investigação, tendo solicitado absoluto sigilo à polícia e a família da criança, não só para preservar a identidade dos denunciantes, como a do menor suspeito de ser o desaparecido. Ontem recebemos o retorno da Delegacia de Desaparecidos de Santa Catarina que, através do endereço fornecido pelos denunciantes à nossa instituição, conseguiu checar a denúncia, obtendo provas de que o menor não se tratava da criança desaparecida, apesar de ser muito parecido e ter o mesmo nome. Em conversa com os policiais da Delegacia de Desaparecidos de Santa Catarina trocamos informações, tendo informado que em diversas apurações pudemos constatar essas semelhanças impressionantes. Conversamos em seguida com a mãe do menor que, embora triste por não ter localizado seu filho, ficou satisfeita e segura com o trabalho realizado pela instituição e pela polícia. Em breve passaremos a cuidar do caso da criança desaparecida, como também iniciar uma parceria com a Delegacia dos Desaparecidos de Santa Catarina e o Sicride, que realizaram um excelente trabalho na apuração deste caso.

Quando reconhecer uma criança ou pessoa desaparecida na rua, entre em contato com a instituição que está divulgando a foto, ou uma instituição de sua confiança. Procure discretamente – e principalmente, sem correr riscos - registrar por câmera de celular a imagem da criança ou pessoa que você suspeita ser o desaparecido para posterior confrontação das imagens. O ideal é que você acione a Polícia Militar de sua cidade para realizar a abordagem. Caso não consiga contato imediato com a polícia, procure anotar placa ou local onde o desaparecido foi levado, horário e local em que foi visto. Jamais faça a abordagem pessoalmente ou divulgue as imagens pelas redes sociais, evitando criar problemas para si mesmo, para as pessoas envolvidas caso a suspeita não se confirme ou alertar os supostos sequestradores do desaparecido, dificultando assim a localização de seu paradeiro.

Nenhum comentário: