07 janeiro 2015

Aveia emagrece mesmo?



O primeiro "Conselho de Mãe" do ano de 2015 rendeu tantas visitas, comentários e compartilhamentos na página do Portal Kids no Facebook que resolvemos aprofundar o tema do mingau de aveia, uma receita que há séculos preparamos para os nossos bebês e que rendeu uma pesquisa da conceituada Universidade de Havard, nos Estados Unidos.
Você deve estar questionando como um prato preparado com leite e açúcar para bebês e crianças pode ajudar a emagrecer?  O truque está em substituir o leite integral que usamos para preparar o mingau dos pequenos pelo leite desnatado ou pelo leite sem lactose, leite de arroz ou de amêndoas. E o açúcar pelo adoçante. Essa repórter que vos escreve, que desde junho do ano passado começou a alterar a alimentação em busca de uma vida mais saudável e com o objetivo de perder alguns – está certo! – muitos quilinhos; ontem, depois de ler o Conselho de Mãe, preparou uma pequena tigela de mingau com leite desnatado, adoçante e farelo de aveia, mais indicado para o emagrecimento, pois possui ainda mais fibras que a aveia em flocos, em flocos finos ou em forma de farinha.
Aliás, é nas fibras presentes na aveia se encontra o segredo de seu poder emagrecedor. As fibras ajudam a manter a saciedade, afastando a sensação de fome e inibindo a compulsão. O cereal também possui cálcio, proteínas, vitaminas do complexo B e E. Tudo isso ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, a digestão, controla a pressão arterial, a taxa de açúcar no sangue e diminui o colesterol ruim. No mingau de ontem à noite eu acrescentei canela, o que é muito bom, porque a canela é um termogênico natural, ou seja, acelera a perda de peso. Uma amiga jornalista até comentou no Facebook que assim preparado o mingau de aveia é um trunfo da famosa dieta Dukan, criada pelo especialista em medicina alimentar, o francês Dr. Pierre Dukan.
Tem mais dicas interessantes que gostaria de ver publicada na coluna "Conselho de Mãe é Sempre Bom?" Publique nos comentários do blog ou do face do Portal Kids que reproduziremos na coluna.

Por Wal Ferrão

wal.ferrao@portalkids.org.br

 

 

 

Nenhum comentário: