09 março 2015

Pelo fim da revista íntima vexatória nos presídios do Rio



Amanhã, dia 10, a Alerj votará um projeto de lei que põe fim à revista íntima manual nos presídios do Rio.

Hoje, mães, avós, esposas, filhas, parentes e amigas que forem visitar alguém na prisão estão sujeitas a ficarem nuas, em posições degradantes, tendo órgãos íntimos como a vagina e as nádegas manipuladas e revistadas. Chamada de vexatória, essa revista é extremamente humilhante, brutal e violenta. E um constrangimento para pessoas que não cometeram crimes, mas acabam indiretamente punidas.

A decisão sobre o fim da revista vexatória acontece amanhã à tarde, na Alerj. O site  Panela de Pressão está realizando uma campanha pelo  fim imediato da revista vexatória e você pode colaborar no link: 


http://paneladepressao.nossascidades.org/campaigns/635

Como alternativa, o projeto de lei 77/2015 propõe a utilização da revista mecânica, que pode ser feita com scanners, raio-x e detectores de metais. Esses métodos, que são usados em agências bancárias e aeroportos, são comprovadamente mais eficazes no controle de entrada de objetos ilícitos, além de serem menos invasivos e humilhantes. As revistas manuais também podem ser feitas nos presos, após a visita.

Nenhum comentário: