13 maio 2015

“Contra gripe, seu escudo é a vacinação”


Outono é a época de gripe, correto? Isso para quem não usa o escudo da vacinação. A campanha do Governo Federal está lançada com o objetivo de proteger da doença gestantes e mulheres até 45 dias pós-parto, crianças de 6 meses a menores de 5 anos , idosos a partir de 60 anos e doentes crônicos (que apresentem prescrição médica para a vacina).

Profissionais de saúde, populações indígenas e carcerárias também estão entre os pacientes prioritários. O que não significa que fora desse perfil pessoas não possam ser imunizadas. Importante ressaltar que a gripe, causada pelo Vírus Influenza, é uma doença extremamente contagiosa. Provoca dores no corpo, fraqueza, tosse e febre alta. Sem falar nos gastos com a saúde e afastamento do trabalho.

A vacina melhora a qualidade de vida de quem a toma e reduz os riscos de complicações em decorrência da infecção, principalmente para pacientes sob risco. Idosos e portadores de doenças crônicas, como asma, DPOC, cardiopatias, diabetes, entre outras, estão incluídos neste grupo.

O período ideal de vacinação é justamente o outono. A proteção começa duas semanas após a aplicação, e no prazo de um ou dois meses atinge o período máximo, que dura por um ano. A vacina não causa gripe, pois só possuí vírus mortos e algumas proteínas específicas do vírus Influenza, capazes de estimular o sistema imunológico e produzir anticorpos.

Além da vacina, o Ministério da Saúde (MS) recomenda outras formas de prevenção: imunização frequente das mãos, uso de lenço descartável, cobrir o nariz e a boca sempre que espirrar ou tossir e evitar o compartilhamento de objetos pessoais como toalhas, talheres e copos.

Se você ainda não se imunizou, vá a um posto de saúde e se proteja. “Contra gripe, seu escudo é a vacinação.” #vacinaréproteger  #contragripeseuescudoéavacinação #campanhadogovernofederal #compartilhaessacampanha #publipostportalkids

 

Nenhum comentário: