14 maio 2015

Meninas devem circular sozinhas com irmãos mais novos?

Ilustração de Mariana Massarani


Que mãe já não fez a seguinte recomendação a filha pré-adolescente que começou a circular sozinha em lugares próximos a sua residência, na maioria das vezes para ir à escola ou realizar pequenas compras:

Leve seu irmão como companhia!

Em dupla você acha que seus filhos estarão mais protegidos. O que você não imagina é que nessa situação sua filha é a isca perfeita para os sequestradores. Duas crianças quando estão sinalizam que não há adultos por perto. Situação ideal para o aliciador agir.

Entre os casos que cuidamos, várias meninas foram levadas quando circulavam perto de casa, acompanhadas de irmãos mais novos, primos ou amiguinhos.

Para evitar o risco, corte esse costume. Recomende a sua filha que não fale com estranhos, nem mesmo para dar informações sobre ruas, principalmente se o desconhecido estiver em um automóvel. Insiste que não ela não deve aceitar ofertas de balas, bolsa de alimentos e mencionar qualquer abordagem que for feita na rua. Geralmente o aliciador primeiro se aproxima da criança, torna sua figura familiar e só então a leva.

O melhor é não permitir que a criança circule sozinha. Tendo sempre em mente que a idade ideal para a criança circular sozinha é a que consegue escapar dessas situações sem precisar de um adulto para defendê-la. Para a escola, converse com vizinhos para realizar um revezamento, onde o grupo de crianças seja sempre acompanhado de um adulto de confiança. Previna vizinhos e comerciantes dos locais que sua filha frequenta para alertá-la caso note a presença de pessoas estranhas na região.

Um dos casos que cuidamos, o de uma menina foi abordada por um homem na porta da sua escola com o argumento de que sua mãe havia sofrido um acidente. Como ela o via sempre na porta da escola, julgou que se tratava do pai de um aluno e o acompanhou. A menina foi levada para um matagal, violentada e esfaqueada. Só não morreu porque acabou sendo encontrada por um homem que chamou à polícia.

Tem algum caso que ajude na prevenção e deseja ver publicado?

Escreva para a gente: atendimento@portalkids.org.br
 

 

 

Nenhum comentário: