17 junho 2017

Itaú retem há seis meses câmbio do Projeto Gente do Amanhã

Em fevereiro deste ano, iniciamos os procedimentos para receber um câmbio enviado em 15/12/2016 por nossa agência patrocinadora, para realização do projeto Gente do Amanhã. Esse projeto é realizado há sete anos pelo Portal Kids, educando jovens vítimas de violência  e de comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro. O procedimento só foi realizado em fevereiro porque o Banco Itaú não comunicou a nossa instituição o recebimento da verba, tendo isso sido feito no final do mês de janeiro de 2017 pela agência patrocinadora. Começou a nossa saga para baixar o câmbio. Todos os anos o Itaú arruma problemas, mas desta vez se superaram.
O Itaú não possui em todas as agências gerente pessoa jurídica, ficando os mesmos localizados em São Paulo. Esses gerentes não são autorizados a fornecer telefone de contato, sendo a única forma de contato com eles o e-mail, o que prejudica a comunicação, já que não respondem de imediato. A gerente da nossa conta em São Paulo nos solicitou a renovação de todos os documentos junto ao banco, embora os mesmos estejam na agência bancaria e no setor de câmbio. Os documentos pedidos foram: estatuto social, ata, comprovante de residência dos diretores, assinaturas renovadas, o que foi prontamente enviado por e-mail a gerente. Como ela não entendia o universo das instituições, pedi que fizesse contato com o contador de nossa instituição para que ele lhe fornecesse os devidos esclarecimentos, o tempo todo lembrando sobre os prazos do projeto, que teve que se iniciar sem o câmbio, mediante a demora. Só três dias depois a gerente fez contato perguntando o nome do contador, ainda assim porque insisti que fizesse contato, conforme comprovam cópias dos e-mails que estão todos arquivados. No dia 06/03/2017 novo contato foi feito com a gerente em função da falta de retorno. Repetido no dias 08/03/2010, 10/03/2017, 13/03/2017, 27/03/2017 e 28/03/2017. A gerente alegou ter ligado para mim e o contador, mas ambos não registramos as ligações no bina do celular. No dia 29/03/2017 respondeu aos contatos dizendo não ter recebido os documentos, gerando  mais atraso para a instituição. Finalmente a gerente falou com o contador que enviou mais documentos de seu e-mail pessoal. Só no dia 30/03/2017 a gerente confirmou o envio da ATA e registro, mas pediu o envio do estatuto. E não conseguia encontrar a data de validade da ATA. O contador então reenviou apenas esse documento com o artigo grifado a caneta. A gerente contestou a validade do estatuto, tendo sido explicado a ela que estatuto não muda, só a ATA. E esclarecido que o estatuto foi enviado em fevereiro. Que o contador só grifou o artigo na folha e enviou novamente para que ela pudesse localizar o item mais facilmente. O diálogo que tenho registrado em e-mail, comprovam o despreparo de uma gente de pessoa jurídica, onde o cliente é que tem que estar mostrando como o gerente deve trabalhar. A gerente explicou ao contador, em contato telefônico, que o câmbio estava contestando a validade da ATA, por questão da grafia do texto  cinco anos (4) - cinco em extenso e 4 em numeral. Que o contador explicou que consultou o cartório, que confirmou que a data válida é por extenso. O gerente esclareceu ainda que uma nova ata estava sendo preparada, com mudança de diretoria. A gerente então pediu a nova ATA, mesmo não estando registrada, garantindo que tudo agora estava certo e que a conta seria liberada. Me informei com o Banco Central que disse que depende do banco aceitar ou não o erro de grafia. Uma questão de boa vontade!

Em 03/04/2017, novamente foi feito contato com a gerente pedindo um retorno, sem sucesso. Resolvi ir a uma agência bancária do Itaú para enviar um recado, tendo descoberto que a gerente havia sido demitida. Fui aconselhada a pedir ajuda em nossa agência bancária, o que foi feito. Foi lá que descobri, através do gerente geral da agência, que nenhum documento havia sido fornecido pela gerente demitida ao câmbio e a pedido dele, enviei, no dia 10/04/2017, tudo novamente. Solicitei ao gerente presencialmente e por telefone que um gerente pessoa jurídica substituto fizesse contato, já que um novo havia sido escolhido, o que só foi feito 30 dias depois. O novo gerente pediu o envio dos documentos pela terceira vez, o que foi feito no dia 12/05/2017, desta vez com inclusão de pedido de formulários de atualização de faturamento, exigido pela primeira vez em 5 meses. Novamente os contatos com o gerente foram dificultados pela falta do fornecimento de um telefone direto. No dia 23/05/2017, sem a conta ter sido liberada (o Itaú bloqueou nossa conta em fevereiro sem nos avisar previamente) e o câmbio ainda retido, procurei a orientação do Procon do Rio de Janeiro, após pesquisa na internet, tendo descoberto que esse procedimento de atraso e retenção do câmbio, é comum a outros clientes, que relatam em sites de reclamação, graves prejuízos. Fui orientada pelo Procon a mover um processo indenizatório contra a instituição bancária, pelo atraso do pagamento e os prejuízos causados à instituição em função do projeto atender adolescentes num projeto de educação, que terá que ser interrompido se a verba não for liberada, o que trará ainda mais prejuízos para o projeto. Nesta data o gerente entrou em contato comigo para informar que o câmbio foi liberado e se o valor havia entrado na conta. Eu é que ensinei a ele que o câmbio teria que ser baixado pela internet, mas estava ainda sem acesso a conta. O gerente não soube explicar o motivo da falta de acesso a conta, já que via em seu computador que a conta estava liberada. Achando que podia ser problema de senha do cartão, testei, no dia 24/05/2017, o mesmo em uma agência, sem conseguir acesso. No dia seguinte fui na agência da conta e pedi ajuda ao gerente geral, que visualizou a conta de seu computador, alegando que a mesma não estava liberada. Solicitei que fizesse contato com o gerente, já que o havia prevenido na noite anterior e pela manhã antes de sair para agência, que estaria no local, tendo o gerente do Rio alegado que o gerente de São Paulo não fornece seu telefone nem a ele. Meia hora de envio de e-mails depois, o gerente de São Paulo finalmente fez contato, avisando que o setor responsável por liberar a conta, leva 5 dias para liberar, e que o prazo limite era o dia seguinte. Que ele precisou reenviar a cópia de minha identidade, que estava muito clara, por isso a demora. Lembrei ao gerente do Rio que essa cópia está em poder do banco desde fevereiro. Aliás, sempre esteve, pois o Portal Kids é cliente antigo. A conta continuou bloqueada. No dia 29 o gerente fez contato alegando que o Itaú estava contestando um item da nova ata. Mais uma vez o contador explicou o equívoco que estavam cometendo. No 06/06/2017, depois de reclamações públicas que passei a fazer na página do Itaú na Internet, um novo gerente entrou em contato, alegando que o outro foi substituído. Não teve jeito. Reenviamos os documentos todos novamente. E o contador entrou em cena para explicar o que o gerente jurídico não sabe. Prometeu que no dia 09/06/2017 a conta estaria liberada e que não havia nenhum problema com o câmbio. No dia 12/06/2017 voltei a agência. Uma nova gerente na agência também. Me recusei a explicar tudo de novo, desgastada demais, mas pedi que fizesse contato com o gerente de São Paulo, já que no dia 09 recebi um aviso de férias do que acabara de entrar. O gerente substituto se recusou a falar comigo alegando que só atende contas, não clientes, mas explicou por telefone a gerente geral que a conta leva uns dois dias para desbloquear. Solicita ela ligou para o câmbio para ver se havia alguma pendência na minha frente, tendo recebido por resposta que tudo estava liberado. A conta só liberou depois de muitas reclamações feitas na página do Itaú. Até eu estou me achando uma chata. Que dirá os clientes que estão tendo acesso as reclamações. Mas problemas são chatos mesmos. Que nosso calvário com o câmbio no Itaú seja um alerta para os demais clientes.
Até esta data tentei baixar o câmbio por três dias. Exigências sem fim, reenvio de documentos todos os dias, dizem que não recebem, contestam como se fossem os donos da verba. Fecho a semana sem conseguir fechar o câmbio. Não sei mais o que fazer. Uma equipe toda trabalhando sem remuneração, o que me devasta. Estamos realizando o projeto em respeito aos nossos apoiadores, parceiros e público atendido, mas os prejuízos emocionais também são muitos de minha parte e de toda equipe.
Acho que o Itaú está excedendo seu papel enquanto instituição bancária. Gostaria de saber se o banco tem alguma espécie de lucro com esse dinheiro retido por tanto tempo? Resolvi expor a situação como alerta a outros clientes e para que profissionais especializados possam nos fornecer uma orientação. Digitem no Google problemas com o câmbio Itaú que terão acesso a uma infinidade de histórias semelhantes a nossa. Alguém pode nos ajudar? 
Para não acharem que é só conosco: http://jornalggn.com.br/noticia/a-queixa-generalizada-contra-o-fechamento-de-cambio-do-banco-itau
Por Wal Ferrão
wal.ferrao@portalkids.org.br

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