30 janeiro 2020

Você adotaria um idoso?

Momento fofura entre Norma Cook e Chris Salvatore
 em foto retirada das redes sociais do ator


Você adotaria um idoso como fez o ator americano Chris Salvatore com a vizinha de 89 anos, Norma Cook?  Aqui no Brasil, embora o Estatuto do Idoso já preveja a possibilidade de abrigo de pessoa idosa que esteja em situação de abandono ou vulnerabilidade, mesmo que não tenha com ela vínculo familiar, a adoção definitiva não é permitida. Só que essa possibilidade pode se tornar realidade, se depender da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

A ideia de tirar idosos de abrigos proporcionando-lhes nova oportunidade de convívio famíliar é tocante, mas esbarra em questões que ainda precisam ser definidas, como por exemplo: O idoso ganharia nova identidade? No caso de ser pessoa com algum bem, quem seria o herdeiro após sua morte: a família biológica que o abandonou ou a adotiva que o acolheu? Se ele recebe benefícios, quem irá administrá-los? E como controlar que adoções não serão motivadas justamente pelo interesse financeiro?

Quem tem idoso em casa sabe que de uma hora para outra a situação de saúde dele pode se alterar em função de uma queda ou doença incapacitante. Neste caso, todos os cuidados e gastos envolvidos com o idoso não motivariam um segundo abandono?

Enquanto essas questões não se definem, quem deseja amparar um idoso em estado de abandono pode conhecer abrigos que cuidam de pessoas da terceira idade no Brasil e dedicar parte do seu tempo para visitá-los ou doar alimentos e roupas? Já existe até uma campanha lançada pelo Governo Federal, a Solidarize-se, com o objetivo de mobilizar, conscientizar e esclarecer sobre o abandono afetivo sofrido por idosos em instituições de longa permanência. Você não quer minimizar um pouquinho essa solidão dos vovôs e vovós?



Nenhum comentário: