04 março 2020

Enchentes têm culpados?



Entra ano, sai ano; entra governo, sai governo, todo início de ano é a mesma coisa. Com as chuvas comuns nessa época, vêm as enchentes e os prejuízos materiais e humanos que elas causam. O Rio de Janeiro costuma figurar como protagonista dessas inundações e tragédias que poderiam ser evitadas, mas não são. Ontem o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, responsabilizou a população carioca pelo lixo que joga nas encostas e ruas e por estabelecer moradia em locais de risco. Será mesmo a população a  única responsável pelas enchentes?

Como é de conhecimento público, enchentes são fenômenos naturais. Realmente,  os danos que causam podem ser agravados pelo comportamento humano, que faz mal uso do espaço urbano. Porém, não só por causa do lixo despejado pela população. Entram ai sistema ineficiente de coleta de lixo, ausência de lixeiras pela cidade, falta de limpeza dos bueiros, drenagem dos rios e ocupação irregular ou desordenada, , todas questões administradas pelas prefeituras das cidades.

A população resta votar certo e cobrar providencias do seu candidato, não o transformando em mártir do “coitadismo” como têm acontecido ultimamente com políticos que se dizem perseguidos.
Enquanto campanhas de educação e prevenção não são criadas, como também punições para quem despeja lixo nas ruas, resta contar com a consciência individual de cada um para não fazer errado a parte que nos cabe.

As imagens captadas por um anônimo nos foram enviadas por whatsaap.

Nenhum comentário: