22 abril 2020

Como entreter o idoso na quarentena?

                     Até o gato assiste as lives
A pandemia lançou os holofotes para uma população que no Brasil ainda não tem a devida visibilidade: Os idosos! Uma das dificuldades iniciais foi manter a população dessa faixa etária em casa. Com minha mãe Téa não foi diferente. Apesar de se locomover em cadeira de rodas na rua e mês que vem completar 92 anos, ela tem uma vida social ativa: é piscina quase todo dia, passeios no jardim com nosso gato Beto (ele vai na coleira), restaurantes, festas e até barzinho. No inicio, ela queria sair ao menos para ir ao salão de beleza. Até do geriatra sentiu saudade.

Não é tão difícil manter o idoso ocupado. Para minha mãe, que ama música, tracei uma agenda. Começou assistindo musicais pela internet. Agora, virou espectadora das lives no YouTube. Assistiu a de Andrea Bocelli, Roberto Carlos (de quem é fanzoca e tem até autógrafo que virou quadro em seu quarto) e ontem a de Sandy & Júnior. Na TV, prioriza os programas de música.

A música é um excelente exercício cognitivo para o idoso, principalmente os que possuem dificuldades de mobilidade ou são portadores de doenças neurológicas. Além de prazerosa, estimula a memória. Canções evocam lembranças do passado, um benefício que foi abordado no documentário "Alive Inside: A Story of Music Andy Memory". Eu ainda estimulo, pedindo que minha mãe relembre as histórias que as músicas lhe recordam e peço que cante um trecho.

Rever fotos antigas tem o mesmo efeito. Minha mãe não gosta, mas você pode tentar com seu idoso. Só tenha o cuidado de não evocar lembranças dolorosas, como a perda de entes queridos.

A tecnologia, com todas as suas funcionalidades auxilia o idoso a enriquecer seu tempo. Minha mãe começa o dia fazendo meditação guiada. Todos os dias, às 18 horas, ela ora pela saúde do planeta, depois de assistir videos disponibilizados por autores espíritas ou católicos, seus preferidos.

Aulas online, audio books, jogos e reuniões virtuais em familia - já fizemos até festinha, são outros recursos que indico. No mês que vem minha mãe completa 92 anos. Caso o isolamento social perdure, a festa virtual vai rolar. O que não pode é deixar de celebrar a vida! 

Se gostaram das dicas comentem. E se têm outras sugestões também.

Nenhum comentário: